Governo do Estado vai restaurar o Centro Referencial da Cultura Terena, em Miranda

Foto Ricardo Gomes

Obra terá investimento de R$1,5 milhão e a conclusão está prevista para junho deste ano

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, vai restaurar o Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute), que fica na entrada da cidade de Miranda. Isto representa a valorização da ancestralidade dos povos originários de Mato Grosso do Sul. Já foi assinado a ordem de serviço para as atividades.

Inaugurado em 2004, o Centro Referencial da Cultura Terena nunca passou por obras de reforma. O local abriga acervo cultural das aldeias indígenas Terena de Miranda e serve ainda como local de comercialização de artesanato indígena produzido por artesãos de todas as aldeias do município.

O convênio firmado entre a Fundação de Cultura de MS (FCMS) e a Prefeitura Municipal de Miranda, tem o objetivo de apoiar a restauração e revitalização do centro referencial, visando à salvaguarda e o fomento à cultura terena. O espaço é um local de troca de atividades artísticas e culturais, sendo um grande marco legal que preserva a cultura desses povos como construção e elemento simbólico, que visa a agregação social da comunidade.

O Centro será totalmente revitalizado, com a retirada e reconstrução de cobertura, limpeza e pintura de paredes, troca de azulejos, restauração total dos fechamentos, aplicação de imunizante nas madeiras e verniz retardante anti chama, restauro total de esquadrias, dos pisos de ardósia, instalações elétricas e hidrossanitárias, projeto de combate ao incêndio e acessibilidade.

Para o diretor presidente da FCMS, Max Freitas, “Essa é uma obra de muita importância, os recursos aqui aplicados serão investidos junto com a comunidade e fica aqui o nosso comprometimento em transformar o Centro Referencial de Cultura Terena não só um lugar de comercialização, mas um local de formação contínua das populações indígenas de Miranda, para que os ensinamentos possam permanecer vivos através das gerações”.

Outras Obras

Museu de Arte Contemporânea MS foi recentemente reinaugurado. Foto Bruno Rezende

O Governo de MS investiu em 2022 mais de 23 milhões de reais em reforma, manutenção e restauro de equipamentos culturais geridos pelo Estado. O Museu de Arte Contemporânea, a Casa do Artesão, Castelinho de Ponta Porã, a Concha Acústica Helena Meirelles, o Centro Cultural José Octávio Guizzo e Igreja São Benedito foram os locais que receberam os investimentos, que resultarão em melhorias nas instalações e preservação do patrimônio cultural de MS.

Por Fundação de Cultura – GovMS