Declaração foi dada em encontro com reitores das universidades e institutos federais na manhã de ontem (19)
Em reunião com uma centena de reitores de universidades e institutos federais, na manhã desta quinta-feira (19/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas urnas, mas que é preciso “derrotar os fanáticos”.
“Embora derrotamos Bolsonaro, nós temos que derrotar o ódio, a mentira, as fake news e os fanáticos”, afirmou Lula ao encerrar a reunião.
O petista afirmou, em referência aos atos terroristas de 8 de janeiro, que a sociedade “tem que voltar a ser civilizada”. “Ela tem que voltar a sorrir, gostar de música, de samba, de Carnaval, de futebol. Ela tem que voltar a gostar de ser humanista, a gente ser mais fraterno, mais solidário e a gente gostar mais uns dos outros. Afinal de contas, nós estamos no mesmo barco”, completou.
O presidente também defendeu o estreitamento da relação com as universidades e os institutos federais e disse que pretende fazer reuniões anuais com os comandos das instituições.
“E posso garantir para vocês: nós vamos fazer reunião anual. Todo ano a gente vai ter uma reunião para vocês se queixarem, para vocês cobrarem, para vocês dizerem que está faltando alguma coisa, para o ministro explicar, para eu explicar. A gente pode continuar divergindo, mas de forma civilizada, porque a democracia é isso. É a gente conviver na diversidade da forma mais democrática possível”, disse.
A reunião, que ocorreu no Palácio do Planalto, também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
“Saindo das trevas”
Ao iniciar a reunião com reitores, Lula afirmou que as universidades estão “saindo das trevas” em direção “à luminosidade”.
“Eu nunca consegui compreender qual era a dificuldade que um presidente da República tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano. E eu não conheço na história presidente que tenha recebido conjunto de reitores. A única explicação era medo de que vocês iriam fazer reivindicações”, afirmou Lula, em discurso aos reitores na abertura da reunião.
O presidente também comentou sobre estreitar a relação com as universidades e os institutos federais. “Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos. E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, destacou. “Vocês precisam saber que o encontro com vocês é o encontro da civilização”, acrescentou.
Por Metrópoles