Como celebridades ajudaram na grande popularização da tequila nos EUA

Desde 2017, a produção de tequila no México, seu país de origem, só aumenta

Algo que vem ficando mais claro nos últimos anos é que marcas vinculadas a celebridades e influenciadores possuem um potencial de crescimento exponencial (é claro, desde que exista qualidade no produto oferecido). Um dos principais exemplos desse fenômeno não faz referência a uma marca específica, mas sim a um produto: a tequila.

Somente em 2021, foram 527 milhões de litros produzidos, uma diferença de 153 milhões se compararmos a 2020 e 255,6 milhões em relação a 2017 (guarde este ano). Uma das principais causas desse boom: o envolvimento de celebridades estadunidenses ligadas ao produto.

Por que o foco só nos EUA? Porque o país importou mais de 288 milhões de litros da bebida em 2021, volume 44x maior do que o segundo grande importador, a Alemanha. O pontapé inicial dessa aceleração foi dado em 2017, quando a gigante global de bebidas Diageo comprou a marca Casamigos, do astro de Hollywood George Clooney, por US$ 1 bilhão.

George Clooney em campanha da Tequila Casamigos. Foto Getty Images

A transação acima deu início ao chamado “Efeito Clooney”. Em setembro de 2019, Michael Jordan lançou a tequila “Cincoro”. Em 2020, o ator Arnold Schwarzenegger e o astro atual da NBA, Lebron James, investiram na Lobos 1707. Em 2021, a modelo socialite Kendall Jenner fundou a 818 Tequila. Em 2022, foi a vez do ator Mark Wahlberg, que investiu na Flecha Azul.

Voltando para a Casamigos, dizer que a Diageo acertou seria um eufemismo. Segundo Leonardo Tonini, cofundador da Emerge Ventures, a marca “multiplicou entre 30x e 40x” seu faturamento desde a venda em 2017, alcançando o Top 5 das tequilas mais vendidas no mundo (2022), além de ter sido “a marca da Diageo que mais cresceu em 2022, superando vodka e gin”.

Na recente divulgação de seus resultados fiscais para o período encerrado no final do ano passado, a Diageo registrou um “aumento de 18,4% em vendas líquidas”. Na América do Norte, o crescimento foi de 19% e a maior responsável por isso foi a tequila, liderada pela Casamigos que teve um aumento de 28% nas vendas líquidas.

Visão panorâmica

Dwaine Johnson e a Tequila Teremana. Foto Divulgação

Se você achou que não iríamos falar da Teremana, fundada pelo ator e empresário Dwayne “The Rock” Johnson, se enganou. A marca talvez seja a mais cotada para reproduzir o “efeito Casamigos”. A projeção era ultrapassar a barreira das 900.000 caixas vendidas (cada uma com 12 garrafas) em 2022.

E apesar de ainda não ter um valor oficial divulgado, existem especulações de que a Teremana esteja valendo algo na casa dos US$ 3 bilhões. Será que a empresa vai ser vendida para algum grande conglomerado de bebidas? Bem, isso só o tempo dirá. Teremos mais marcas vinculadas a grandes artistas? Isso é fato.

Por G4News