País tem um grande potencial, mas que exige ampla transformação
Esse é o caso do Brasil quando se fala na adoção de veículos movidos a bateria elétrica. Para se ter uma ideia, a projeção é que o país tenha 11 milhões desses veículos até 2040, volume que corresponderá a 55% das vendas de novos veículos, segundo estudo da McKinsey.
Um dos pontos que jogam a favor dessa futura mudança comportamental e de negócio é que o brasileiro, diferentemente de outras nacionalidades, é mais sensível “às questões sustentáveis e à mobilidade elétrica”. Por outro lado, o que pesa contra é o preço desses veículos e “a falta de previsibilidade na recarga das baterias durante as viagens”.
Para ilustrar ainda mais a perspectiva atual:
🔶 44% procuram alternativas mais sustentáveis para seus trajetos (acima da média global, que é de 33%).
🔶 24% simpatizam com as mobilidades livres de emissão (6 pontos percentuais acima da média mundial).
🔶 15% fariam a opção por um veículo elétrico em sua próxima troca de carro e 11% escolheriam um híbrido.
🔶 55% pagariam de 5% a 20% mais por um veículo elétrico (embora 40% considerem o preço desses automóveis como um obstáculo de compra).
Qual é a transformação necessária para a eletrificação dar a partida?
A pesquisa aponta que, além de uma maior conscientização sobre os benefícios ambientais proporcionados por esses veículos, existe a necessidade de esforços e investimentos em 4 pilares fundamentais:
🔶 Adequação da infraestrutura, tanto da geração como da transmissão energética
🔶 Investimentos recorrentes em pontos/centro de recarga
🔶 Maior apoio da indústria para quem compra esses veículos
🔶 Política de incentivo industrial
O motivo por trás da importância desses pilares específicos
Ao combinar os quatro pontos de forma estruturada e relativamente madura, a China tornou-se uma “potência mundial de produção e consumo de veículos elétricos” – o país corresponde a 50% das vendas globais da categoria.
Visão panorâmica
Atualmente, a receita é de US$ 1 bilhão por ano, mas deve quadruplicar em 2025 e alcançar os US$ 65 bilhões até 2040. Além disso, a penetração dos veículos movidos a bateria elétrica deve chegar a 85% em 2040, um belo aumento se compararmos com a média nacional atual de 21%. Até o final de 2022, o Brasil já contava com mais de 100 modelos de carros eletrificados. Confira a lista completa aqui.
Fonte G4 News