Nós trazemos uma lista resumida com as mais imperdíveis dicas do que conhecer na capital portuguesa
Há muito o que fazer em Lisboa! Você irá se encantar com as calçadas de mosaicos em pedras, os azulejos nas paredes, as ladeiras coloridas, as casas com roupas penduradas nas janelas, os mirantes com belas vistas, as atrações cheias de história e a deliciosa gastronomia – farta e acessível como em poucas capitais europeias.
No nosso guia de Lisboa você encontra todos os detalhes para planejar uma excelente viagem à capital portuguesa: quando ir a Lisboa, como chegar em Lisboa, onde ficar em Lisboa (com várias dicas de hotéis), dicas de Lisboa e vida noturna em Lisboa. Isso sem contar que na hora de planejar o roteiro você vai querer saber tudo sobre transporte em Lisboa, áreas de compras em Lisboa, onde comer em Lisboa e passeios próximos de Lisboa!
Neste post, trazemos uma lista resumida com as mais imperdíveis dicas de Lisboa. Leia sem pressa, tome nota e vá sentindo desde já o gostinho das férias em Portugal! E se ainda não garantiu as passagens para Portugal, confira nossa página especial com os melhores preços.
Praça do Comércio
Também conhecida como Terreiro do Paço, a Praça do Comércio fica à margem do Rio Tejo e você certamente passará várias vezes por ela ao longo de uma estadia em Lisboa. As edificações do seu entorno serviram de moradia real durante anos e hoje são ocupadas por departamentos do governo, além de hotéis, cafés e restaurantes – o mais famoso deles é o Martinho da Arcada, antigamente frequentado por Fernando Pessoa.
Castelo de São Jorge
Do extenso miradouro do Castelo de São Jorge, uma fortaleza construída no século XI, é possível ver boa parte dos pontos turísticos de Lisboa, como praças, igrejas, as Ruínas do Carmo, o Tejo e a ponte 25 de abril. A vista é de tirar o fôlego, sobretudo em horários próximos ao pôr do sol. Mas esta que é uma das principais atrações de Lisboa oferece muito mais aos visitantes, que podem percorrer muralhas, torres e conhecer o sítio arqueológico do local.
Elevador de Santa Justa
Inaugurado em 1902 para facilitar o trânsito entre a Baixa Lisboeta e o Bairro Alto, o Elevador de Santa Justa se tornou com o passar dos anos uma das principais atrações turísticas de Lisboa. A charmosa estrutura de ferro tem 45 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto português Raoul Mesnier, discípulo de Gustav Eiffel (sim, o da Torre Eiffel). Sobre o elevador, um mirante oferece aos visitantes uma bela vista para toda a Baixa e também uma visão incrível do Castelo de São Jorge.
Arco da Augusta
Construído após o terremoto de 1755 como símbolo da força de uma Lisboa renascida após a fúria da natureza, o Arco da Rua Augusta está situado no encontro da Rua Augusta com a Praça do Comércio. Visitantes podem subir ao topo do monumento, de onde se tem uma vista 360º sobre o centro da cidade. Bela oportunidade para admirar de cima os belíssimos mosaicos das calçadas portuguesas.
Convento do Carmo
As ruínas da Igreja do Carmo, no topo de uma das colinas de Lisboa, é uma das maiores memórias do terremoto de 1755. O que sobrou são arcos ogivais e uma fachada gótica. Neste cenário, cheio de história, está instalado o Museu Arqueológico do Carmo, com túmulos entalhados em pedra, múmias pré-colombianas em perfeito estado, um sarcófago egípcio, além de cerâmicas e painéis de azulejos.
Catedral da Sé
Erguida por volta de 1150, a Catedral da Sé é um dos monumentos medievais mais antigos de Lisboa. Dizem ter sido construída sobre uma antiga mesquita como símbolo da reconquista cristã após a expulsão dos mouros. O belíssimo interior revela vários estilos arquitetônicos pelos quais passaram a igreja ao longo dos anos.
Panteão Nacional
A Igreja de Santa Engrácia, nome original do Panteão Nacional, já chama atenção pela sua beleza arquitetônica, com uma grande abóboda branca no topo. Mas a visita à atração localizada no bairro Alfama rende ainda incríveis paisagens de Lisboa e do Rio Tejo. No Panteão Nacional estão enterradas ilustres figuras portuguesas, como o poeta Almeida Garret e a fadista Amália Rodrigues.
Igreja e Mosteiro São Vicente de Fora
Em um dos pontos mais altos do bairro Alfama, a Igreja São Vicente de Fora tem uma estrutura imponente. Mas só quem a visita mais de perto poderá admirar todos os detalhes, os coloridos das flores logo na entrada, os azulejos azuis do seu interior e a bela vista sobre a Alfama e o Tejo desde o seu imenso terraço.
Parque Eduardo VII
É o maior parque do centro de Lisboa, localizado próximo à Praça Marquês de Pombal, no fim da Avenida Liberdade. O parque consiste em um longo e largo canteiro central com arbustos que formam desenhos geométricos, ladeado por duas alamedas em calçadas portuguesas. É no Parque Eduardo VII que ocorre anualmente a Feira do Livro de Lisboa, no mês de abril.
Mosteiro dos Jerónimos
A cerca de 20 minutos do centro de Lisboa, em Belém, está um dos principais pontos turísticos de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos. A construção, considerada uma joia da arquitetura manuelina, é imponente por fora e cheia de detalhes e de história por dentro. É ali que estão os túmulos de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Vasco da Gama. O Mosteiro dos Jerónimos vale ainda a visita pelo seu belíssimo claustro.
Torre de Belém
Construída em 1520 para defender a barra de Lisboa de possíveis invasores, a Torre de Belém foi utilizada como presídio, alfândega e farol até se tornar um dos maiores cartões postais de Lisboa. Devido ao controle do número de visitantes, a fila pode se estender na passarela que dá acesso à Torre de Belém. Mas depois, a vista do topo compensa!
Padrão dos Descobrimentos
A expansão ultramarina de Portugal está simbolizada às margens do Tejo pelo Padrão dos Descobrimentos. No monumento, são homenageados portugueses como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e o poeta Luís Vaz de Camões. É possível acessar o topo do monumento, de onde se tem uma ampla vista do bairro Belém e do Rio Tejo. O horário do pôr do sol costuma ser um dos mais especiais para a visita.
Oceanário de Lisboa
Eleito o aquário mais bonito do mundo, o Oceanário de Lisboa é uma viagem ao fundo do mar. A imensa estrutura às margens do Tejo, no moderno bairro Parque das Nações, abriga diversas espécies marinhas de todos os mares do mundo, com explicações bastante curiosas sobre a vida dos oceanos. Diversão garantida para adultos e crianças.
Pavilhão do Conhecimento
Interação define a experiência que se tem no Pavilhão do Conhecimento, o divertido museu de ciência localizado no Parque das Nações, bem próximo ao Oceanário. As exposições são atualizadas de tempos em tempos e garantem conhecimento de forma bastante divertida. Ideal para crianças e adolescentes, mas interessante para todas as idades.
Teleférico de Lisboa
Com certeza é uma das melhores vistas sobre o Parque das Nações, antigo bairro industrial que foi totalmente modernizado para receber a Expo Mundial de 1998, é passeando com o Teleférico de Lisboa.
O trajeto dura apenas alguns minutos e conta com uma bela visão sobre o Rio Tejo. Um passeio imperdível para quem quer ter uma vista privilegiada da capital portuguesa. É imperdível!
Lisboa Story Centre
Para conhecer mais da história de Lisboa ao longo dos séculos, principalmente nos antes que antecederam e sucederam o terremoto de 1755, que mudou bastante a configuração da cidade, a boa pedida é visitar o Lisboa Story Centre. Por meio de vídeos, áudios e salas bastante decoradas, é possível fazer um passeio pelas diversas fases da capital portuguesa.
Bairro Alto
As ruas de paralelepípedos tranquilas de dia ficam absolutamente agitadas à noite. O Bairro Alto é certamente o bairro mais boêmio de Lisboa, com bares, restaurantes e muita gente aproveitando a vida noturna de Lisboa.
Parque das Nações
Antigo bairro industrial, o Parque das Nações foi completamente modernizado para receber a Expo Mundial em 1998. Hoje, abriga algumas das principais atrações de Lisboa, como o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, Teleférico e o Centro Comercial Vasco da Gama, um dos maiores shoppings da capital portuguesa.
Fonte Melhores Destinos