Medo, o maior dos monstros

Mas tem um lado bastante positivo quando estimula a vencer desafios para alcançar vitórias na vida profissional

Sentimento natural e necessário não só para a sobrevivência do homem como para o seu desenvolvimento, na dosagem certa, o medo inibe as imprudências que colocariam em risco a vida de quem o ignora ou o subestima. Ele tem também um lado bastante positivo quando estimula vencer desafios para alcançar vitórias na vida profissional, pessoal e espiritual.

Só não se pode permitir que esse sentimento se torne dominante no cotidiano do indivíduo. Quando isso ocorre, deixa a pessoa temerosa de quase tudo. De sair de casa, de conversar, dirigir, caminhar, passear, dormir, se machucar, morrer e uma infinidade de outros medos.

Pais pecam não só em incutir medo desnecessário na criança como também na omissão de trabalhar esse assunto durante o seu crescimento, para que ela se torne uma pessoa segura e confiante para seguir o caminho com coragem e perseverança, sem medo da vida.

No brilhante quadro “Pense nisso, mas pense agora”, uma professora em sala de aula com diversas crianças, perguntou qual o maior medo de cada uma. Como resposta: “… do escuro”, “Bicho papão”, “da morte”, “de altura” até que a última delas respondeu: “do Malamem”. Sem entender, a professora pediu-lhe que explicasse.

A criança então respondeu: “… é um monstro muito perigoso. Eu nunca o vi, mas tenho pavor dele, pois minha mãe pede a Deus toda vez que vai orar: Livrai-nos do mal, amem”.

O medo é necessário, insisto, porém, é preciso cuidado para que ele não traumatize o indivíduo, especialmente na infância, influenciando na personalidade da criança, que fica marcada por toda vida.

woman in blue crew neck t shirt raising her hands
Foto Rodnae Productions

Os monstros criados pela imaginação, geralmente são mais terríveis do que os reais. Isso demonstra claramente que a falta de conhecimento, que é a mãe da ignorância, é a que conduz o indivíduo a temer e a não avançar na vida, em tudo aquilo que poderia ser bom e saudável para o seu bem-estar físico, mental e espiritual.

Uma das mais belas demonstrações de fé e, ao mesmo tempo, de medo, registradas pela Biblia, diz respeito a Pedro, discípulo de Jesus, que em certo dia, enquanto navegava junto com os demais apóstolos, viu alguém andar sobre as águas do mar, vindo em sua direção. Assustados, pensaram tratar-se de um fantasma. Não era. Era o Mestre.

Depois que Jesus se identificou, Pedro, entusiasmado, disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

Ele disse: “Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus”. Temos até aqui, uma grande prova de que a fé nos permite fazer coisas realmente incríveis. Porém, o que aconteceu em seguida, mostra o efeito do medo e o que ele pode provocar na pessoa.

Pedro estava caminhando sobre as águas, por conta da sua fé. “Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

E, quando subiram para o barco, acalmou o vento” (Mt. 14: 28-32).

Observe que Pedro ia muito bem, movido pela sua fé, caminhando sobre as águas do mar. No entanto, a partir do momento em que ele mudou o foco, passando a observar e temer as ondas do mar, foi dominado pelo medo, que o tirou daquela posição milagrosa para fazê-lo afundar. Desesperado, pediu socorro a Jesus, que o salvou. A lição que fica é que devemos ser perseverantes no bom caminho. Sermos precavidos sim, mas nunca nos deixar dominar pelo medo.

“A fé é o antídoto do medo”, afirma Russell M. Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele explica: “Quando falamos de fé – a que move montanhas e nos faz andar sobre as águas – não estamos falando da fé em geral, mas da fé no Senhor Jesus Cristo”.

E ele aconselha: “Dia após dia, em seu caminho rumo a seu destino eterno, aumentem sua fé. Proclamem sua fé! Deixem sua fé transparecer”. Nada temam, pois o Senhor está sempre contigo.