Iniciativas buscam inovar e levar acesso ao saneamento para população vulnerável

Programa Vem Com a Gente se aproxima das comunidades para solucionar demandas

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida em 1992 na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento para destacar a importância de preservar os recursos hídricos. A data passou a ser comemorada no ano seguinte, em 1993, e celebra 30 anos em 2023.

No Brasil, cerca de 15,8% da população não tem abastecimento com água tratada, uma parcela que representa quase 35 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa “ESG e Tendências no Setor de Saneamento do Brasil”, do Instituto Trata Brasil. Crianças e adolescentes também são afetados por essa realidade, com 14,3% deles sem o direito à água garantido. Cerca de 7,5% destas tem água em casa, mas sem processo de filtragem ou proveniente de fonte segura, e 6,8% não contam com sistema de água dentro de casa.

Tão importante quanto o abastecimento frequente e proveniente de fontes seguras é o acesso à coleta e tratamento de esgoto, que diminui os índices de doenças de veiculação hídrica e evita a contaminação de corpos d’água. Apesar disso, apenas 55,8% da população brasileira tem rede de esgoto, o que significa que quase 100 milhões de brasileiros não tem acesso à coleta de esgoto. Na população jovem, 3,1% das crianças e adolescentes não possuem banheiro em casa.

boy drinking water on faucet
Foto Nyau Mimi

Para mudar o cenário do saneamento no país e cumprir as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que estabelecem a universalização dos serviços até 2033, é necessário complementariedade entre os setores público e privado. Líder no setor privado de saneamento no país, a Aegea busca inovar trazendo soluções que se adaptem às necessidades locais para levar acesso aos serviços de saneamento em todo Brasil, especialmente para áreas mais vulneráveis, levando saúde e dignidade para a população.

Uma delas é o Vem Com a Gente, que nasceu na cidade de Manaus (AM), promovido pela concessionária da Aegea, a Águas de Manaus. O programa beneficiou a população que vive em áreas de difícil acesso como becos e palafitas. Foram instalados mais de 150km de redes que regularizaram o abastecimento na cidade, e cuja necessidade foi apontada por meio das visitas de porta a porta por agentes da companhia. O programa também atua na negociação de débitos, regularização de ligações, conserto de vazamentos, atendimento especial para o público beneficiado e cadastro na Tarifa Social.

Manaus é a capital brasileira com mais cadastros na Tarifa Social, benefício que oferece à população mais vulnerável desconto nas contas de água e de esgoto. Recentemente, o número de famílias cadastradas no projeto que, na cidade, ganhou o nome de Tarifa Manauara, chegou a 114 mil na capital, o que significa que, hoje, aproximadamente 500 mil pessoas têm acesso ao benefício na cidade. Quando a concessão foi assumida, em 2018, o número era inferior a 20 mil pessoas.

water pouring on pipe
Foto Nitin Sharma

Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, o Vem Com a Gente é um exemplo a ser seguido. “A companhia inovou ao se aproximar da população indo de porta em porta, e se dispõe a se adaptar aos diferentes ‘Brasis’ que atende”, apontou. “A Aegea vê uma concessão como mais que um contrato com o poder concedente; é um compromisso com a geração de prosperidade compartilhada com a população em cada território onde atua.”

O Vem Com a Gente também foi replicado na maior concessão da companhia, a Águas do Rio. No último ano, 3,3 milhões de pessoas foram beneficiadas com melhorias nos serviços de água, sendo que 250 mil famílias passaram a ter água tratada encanada pela primeira vez. Aproximadamente 1,7 milhão tiveram melhorias nos serviços de esgoto. Os agentes do programa, que somam 2,6 mil colaboradores, vão de casa em casa, rua a rua, conhecendo melhor os problemas que existem com o fornecimento de água e mapeando toda a região.

A partir desse levantamento, diversos serviços são realizados, como a recuperação das estruturas de água existentes, redes, elevatórias etc.; regularização dos cadastros comerciais e inclusão de moradores de baixa renda na tarifa social. Hoje, na Águas do Rio, 368 mil famílias são beneficiadas. Também foi implementado um programa de contratação de pessoas de comunidades, oferecendo para muitas delas a primeira oportunidade de emprego formal. Dos oito mil empregos gerados pela concessionária, 4,5 mil são moradores de comunidades. 

“Programas como o Vem com a Gente servem para mostrar que, pensando “fora da caixa”, é possível encontrar novas soluções para problemas antigos. Nessas áreas vulneráveis encontramos pessoas de 50, 60 anos que nunca tiveram acesso a uma água segura ou mesmo a um banho de chuveiro. A Aegea decidiu enfrentar esses desafios e concretizar, na prática, trabalho e propósito”, conclui Édison Carlos.

Por Letícia Machado