Pesquisa PoderData mostra que 76% dos brasileiros desaprovam a volta às aulas presenciais neste momento. Só 19% acham que é hora para o retorno às salas de aula. Outros 5% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada de 3 a 5 de agosto de 2020 pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 560 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
De acordo com o levantamento, as mulheres são as que mais discordam da volta às aulas: 78% dizem que não é a hora. O percentual cai para 74% entre o público masculino.
Em questão de faixa etária, as pessoas com 60 anos ou mais foram as que mais disseram que ainda é cedo para retomar as aulas: 85%. Jovens de 16 a 24 anos se mostraram menos receosos com o retorno: 58% responderam que não é o momento.
No grupo de entrevistados que cursaram até o ensino fundamental, 70% acham que é cedo para voltar às aulas presenciais. Entre aqueles que têm o ensino médio completo, o percentual sobe para 81%.
Oito em cada 10 entrevistados do Nordeste (84%) acham que é cedo para voltar às aulas. A região Norte é onde o percentual é menor: 65%.
Não houve grandes variações nas respostas do ponto de vista da renda dos entrevistados. Os percentuais vão de 73% entre os que ganham mais de 10 salários-mínimos a 78% no público que recebe de 2 a 5 salários-mínimos.
APOIO AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
Os percentuais variam de acordo com o nível de satisfação do entrevistado com o trabalho do presidente Jair Bolsonaro. O maior grupo de pessoas que apoiam a retomada das aulas percentuais está entre aqueles que avaliam o mandatário como “ótimo” ou “bom”. Já entre quem classifica o trabalho de Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, só 7% são favoráveis à volta às salas de aula.
Por Hamilton Ferrari – Poder360 – As informações deste post foram publicadas antes pelo Drive.