O MARKETING DIGITAL VAI SUBSTITUIR O MARKETING TRADICIONAL?

O assunto do momento é marketing digital. Anúncios no Google, redes sociais, engajamento, impulsionamento, plataformas digitais, todos esses termos passaram a fazer parte do vocabulário das empresas e consumidores. E como toda mudança gera uma reflexão, fica a dúvida: o marketing digital vai substituir o marketing tradicional? Em qual das duas modalidades devo centrar meus esforços e, principalmente, minha verba?

Para responder essa pergunta precisamos, primeiramente, esclarecer um erro comum onde fazer marketing se confunde como fazer propaganda, publicidade. Por serem áreas relacionadas, muitos donos de empresas ainda misturam as coisas e não entendem a diferença entre um e outro. Para deixar mais claro, vamos ao conceito básico de marketing:

O marketing é a atividade que rege a relação entre empresa e consumidor Foto IStock

Marketing vem da palavra “Market”, mercado em inglês. Como o sufixo “ing” indica uma ação, podemos então considerar marketing como algo em movimento, uma ação de mercantilizar, comercializar. Eu prefiro usar a tradução Mercadologia, pois dá sentido mais amplo ao termo e eleva o conceito de Marketing para uma ciência, um conjunto de ações, estudos, processos e estratégias que visam potencializar a marca e a atuação da empresa de modo a conhecer os clientes, atender suas necessidades conquistando sua preferência e fidelidade e, consequentemente, aumentando as vendas, a competitividade e os lucros da empresa.

Os fundamentos clássicos do marketing se baseiam em 4 “P”s: Produto, Praça, Promoção e Preço, também chamados de Mix de Marketing.

  • Produto (ou serviço): são os diferenciais do seu produto ou serviço em relação aos disponíveis no mercado.
  • Público: é conhecer o cliente, suas expectativas, seus hábitos de mídia e de compra e o máximo de características possíveis. Atualmente, usamos também a Persona (perfil de cliente ideal) para definir estratégias.
  • Praça: é onde o seu produto estará disponível para que o cliente tenha acesso. Aqui entram os canais de distribuição online ou off-line ( lojas físicas, e-commerce).
  • Preço: é onde estabelecemos o valor de comércio do produto ou serviço de forma a atender o a necessidade de benefício do cliente e competitividade da empresa.

Como você pode ver, marketing ou mercadologia é muito mais que fazer anúncios, seja nos canais online ou off-line. Por exemplo, investir em marketing digital, não quer dizer abandonar seu ponto de venda. Não adianta um perfil do Instagram ou Facebook cheio de posts bonitos e bem feitos, quando o cliente encontra no estabelecimento comercial paredes sujas, atendimento ruim, uma vitrine pouco chamativa. Não adianta um Instagram cheio de Stories criativos e conteúdo relevante, quando não há estratégia de preço que permita à empresa ser competitiva. Um complementa o outro.

4 “P”s: Produto, Praça, Promoção e Preço, também chamados de Mix de Marketing Foto IStock

Quando você investe no ponto de venda ou na embalagem do seu produto, na rapidez da entrega, não está fazendo marketing digital, mas está fazendo marketing, pois isso lida com atender a expectativa do cliente. Ele viu uma mensagem atrativa na rede social e essa expectativa em relação à marca é atendida também na imagem que ele encontra quando chega na loja ou na eficiência do seu delivery. Você está utilizando o canal digital para trazer o cliente até a loja e o marketing tradicional para atender suas expectativas em relação ao que esperava encontrar em um ponto de venda e no relacionamento com a sua marca.

Quando você investe em um programa de premiação para seus funcionários, está fazendo marketing e não é digital, é endomarketing. Mesmo que as ferramentas para a divulgação interna desse programa sejam tradicionais, como um cartaz interno, e digitais, como um grupo fechado no facebook com todos os colaboradores onde serão divulgadas as regras de premiação, o ranking, os prêmios e demais informações. E investindo no público interno, você investe em melhoria no clima da empresa, que gera melhor atendimento, que gera clientes mais satisfeitos e fidelizados. É um ciclo virtuoso que usa ações online e off-line para gerar resultado.

Atender às expectativas do cliente em todos os contatos com a marca é o que chamamos de marketing 360º. Tudo se integra. Cada vez que o cliente tem um contato com a empresa, seja no site, outdoor, na ação de rua, na degustação de produtos, em patrocínio de eventos e em inúmeras outras variáveis, abre-se um diálogo e uma oportunidade de se aproximar desse cliente, atender suas expectativas, valorizar a marca e trazer resultados para a empresa.

E quanto falamos em marketing no sentido amplo do termo Mercadologia, estamos focam em uma abordagem que inclui ações de definição do produto, do preço adequado, e abordagens que incluem ações dentro e fora da internet. É claro que o digital realmente revolucionou os hábitos de mídia e de consumo e abriu acesso a um mundo de oportunidades, principalmente para as pequenas e médias empresas. Mas pessoas sempre serão pessoas e irão valorizar a marca que fizer com elas se sintam especiais. O objetivo é encantar o cliente e fazer a marca se destacar onde quer que ele esteja. O hábito de frequentar um restaurante, de fazer compras no shopping ou de frequentar um salão de beleza são mais do que simplesmente comprar, mas experiências que continuarão fazendo parte do dia a dia de milhões de consumidores, mesmo aqueles que já utilizam e-commerce.

Para finalizar, meu recado para você, dono de empresa ou profissional de marketing é: não se preocupe em fazer marketing digital ou tradicional. Preocupe-se em focar no cliente e em suas expectativas e utilize o melhor dos dois mundos para fazer marketing em um sentido mais amplo. Concentre-se na jornada do cliente, desde a busca, o momento da compra e o pós-venda e faça com que ele se torne um fã da sua empresa, da sua marca, seja através de um sorriso quando ele entra na loja, uma oferta irresistível no site, uma entrega no tempo prometido ou uma simples mensagem de obrigado via WhatsApp.

João Evaristo é Publicitário, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM com mais de 20 Anos de atuação no segmento de marketing e propaganda com atendimento a clientes regionais e nacionais. Vencedor de 7 prêmios Morena de Criação Publicitária, 2 Prêmios J Barbosa Rodrigues e 2 prêmios Central de Outdoor. Sócio-Diretor da NEOCOM Marketing e Propaganda e Sócio-Diretor Comercial da Reserva Feita Viagens. instagram.com/evaristojoao linkedin.com/in/joaoevaristojr