Este é um processo de aprendizado no qual um empreendedor experiente compartilha seus conhecimentos e experiências com um iniciante
Como já é de conhecimento de todos, o franchising é um modelo de negócios que tem crescido bastante nos últimos anos. A possibilidade de abrir uma franquia e contar com o suporte de uma marca já consolidada no mercado tem atraído muitos empreendedores. No entanto, vale destacar que o sucesso deste negócio não depende apenas da marca, mas também do empreendedor que a administra. É aí que entra a importância da mentoria.
No franchising, ela pode vir da própria rede, pois o franqueador tem bastante experiência no negócio e, portanto, é um grande mentor. Pode vir de outros franqueados que tiveram sucesso operando esse negócio em outras praças e são bons mentores ou, ainda, vir de fora da rede, e até mesmo de outros setores.
Um bom exemplo disso é a experiência que o jogador de futebol americano Drew Brees compartilhou com os presentes na palestra de abertura da Convenção da IFA (International Franchise Association), evento que participei em Las Vegas (EUA) entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março deste ano.
Jogador extraordinário, bem-sucedido e campeão do Super Bowl, Brees estava acostumado com o sucesso. Porém, quando decidiu empreender e se tornar um franqueado, seu primeiro pensamento foi “vou buscar um mentor”. Ele entendeu que o sucesso alcançado ao longo da carreira anterior como jogador não garantia nada na nova jornada. Ele teve a humildade de admitir que, para começar em uma nova área, seria preciso contar com ajuda externa.
No mundo das franquias é muito comum encontrarmos executivos de grandes empresas que construíram uma excelente carreira no decorrer das suas vidas e, em algum momento, decidiram interrompê-las e foram empreender por meio da compra de uma franquia. Nesse momento é preciso entender que vai deixar de ser um executivo e se transformar em um empresário iniciante. Obviamente ele tem toda uma bagagem do passado que vai agregar e acelerar seu aprendizado, mas é o momento de admitir que a jornada é outra e que é fundamental investir em capacitação e buscar mentoria especializada.
No entanto, é importante também lembrar que a mentoria não é uma garantia de sucesso. É preciso trabalhar duro, seguir as orientações da franquia e se dedicar ao negócio. Mas com a ajuda de um mentor experiente, as chances de sucesso são muito maiores.
Engana-se quem pensa que mentoria é apenas para franqueados. Também há orientação para franqueadores que desejam acelerar seus negócios. A própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem um programa que contempla diferentes áreas, no qual vários franqueadores são mentores voluntários com o objetivo de compartilhar conhecimento e disseminar boas práticas, auxiliando franqueados que estão em outro estágio.
Por isso, se você é um empreendedor que está pensando em abrir uma franquia, considere buscar mentoria. Procure por empreendedores experientes que já tenham sucesso no franchising e peça ajuda. Com o apoio de um mentor, você terá mais chances de sucesso em seu negócio. E se você já é um franqueado, avalie se tornar um mentor para outros empreendedores. Compartilhar seus conhecimentos e experiências pode ser uma forma muito gratificante de contribuir para o sucesso de outras pessoas.
Por Eduardo Santinoni
Sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. Também é credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.