Rebranding como estratégia de gestão da marca

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Foto George Morina

Deixe sua gaiola de ouro e desbrave novos horizontes

Muitas vezes, estamos tão apegados àquilo que “pensamos que somos” que não vemos as diversas possibilidades que a vida nos dá. Ficamos presos ao passado, como pássaros que permanecem em suas gaiolas de ouro porque, simplesmente, não percebem que a porta está aberta. E, por vezes, mesmo vendo a porta aberta, não nos permitimos sair porque, afinal, a gaiola é de ouro, não é?

O grande problema de ficar preso a alguma coisa ou situação é a limitação que isso nos dá. Assim como um pássaro, perdemos a capacidade de voar e vislumbrar novos horizontes. Esta analogia pode facilmente se aplicar a sua vida pessoal, mas também à profissional. Quantas vezes você já parou para analisar se o lugar onde você está – por mais bonito ou confortável que seja – é onde você deveria estar, ou se já não é a hora de abrir as asas para alçar voos mais altos?

O rebranding estratégico é exatamente isso. É uma ferramenta poderosa não apenas para as pessoas, mas também para as empresas que buscam revitalizar sua imagem e fortalecer sua presença no mercado, aumentando dessa forma o poder da marca. Entretanto, antes de embarcar em um processo como esse, é essencial termos em mente os motivos dessa mudança. Afinal, o que a marca representa?

Sabemos que o poder de uma marca é a capacidade que a empresa tem de influenciar as decisões de compra dos clientes e gerar lealdade, a força que possui em relação aos seus concorrentes e como ela é percebida pelo público. Um rebranding estratégico bem-sucedido pode ampliar esses elementos de forma significativa, tornando-a mais relevante e atraente para os clientes.

A primeira etapa em um rebranding estratégico é realizar um diagnóstico completo da marca, analisando sua posição no mercado, a identidade visual, sua mensagem e os concorrentes. O objetivo é identificar os nichos em que a marca está se posicionando e determinar como uma mudança de imagem pode ajudar a resolver esses problemas.

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Foto Eva Bronzini

A partir do diagnóstico, a empresa pode definir seu posicionamento estratégico, que envolve identificar seu público-alvo, suas necessidades e desejos e a proposta de valor que a marca pode oferecer. Com base nisso, é possível desenvolver uma estratégia de posicionamento que ajuda a diferenciar a marca da concorrência e aumentar seu poder no mercado.

O próximo passo é escolher um nome e uma expressão que reflitam a nova identidade da marca. Isso pode envolver a mudança do nome atual da empresa, bem como a criação de um novo logotipo, design de embalagem e outros elementos visuais que representem a nova marca.

Um rebranding estratégico bem-sucedido pode ter muitos benefícios para uma empresa, incluindo o aumento do poder da marca. Ele pode ajudar a aumentar a conscientização da marca, tornar a empresa mais relevante para seus clientes e ajudar a atrair novos públicos. Além disso, um rebranding estratégico pode ajudar a melhorar a percepção da empresa pelos investidores, o que pode levar a um aumento no valor das ações da empresa.

No entanto, é importante lembrar que o poder da marca não é criado da noite para o dia. Ele é construído ao longo do tempo, através de uma estratégia consistente e bem executada. Um rebranding estratégico pode ser uma parte importante dessa estratégia, mas é importante ter em mente que ele deve ser acompanhado por outras iniciativas de marca, como campanhas publicitárias, experiências do cliente e engajamento nas redes sociais.

Ampliar o poder de uma marca é fundamental para o sucesso da empresa e do produto e um rebranding estratégico pode ser uma ferramenta valiosa para fortalecê-lo. Um diagnóstico completo da marca, um posicionamento estratégico sólido e uma escolha cuidadosa do nome e da expressão são fundamentais para o sucesso a longo prazo. E é exatamente esse o resultado que todos buscam.

De início, traçar um novo rumo pode parecer um grande desafio, mas posso te assegurar que esta é uma decisão que precisa ser tomada. É preciso deixar a gaiola para trás, abrir as asas e voar alto. De cima, você terá uma visão panorâmica do mercado que nenhuma gaiola de ouro pode dar. Então, basta ajustar o norte, sentir o vento bater em seu rosto e voar decididamente para enfrentar novos desafios e conquistar algo, até então, inimaginável.

E você, topa o desafio? O céu é o limite!

Anderson Passo. Divulgação

Por Anderson Passos

Diretor-executivo da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil). Formado em Comunicação Social na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), com MBA em Marketing com módulo internacional na FGV-Campinas (Fundação Getúlio Vargas) e Babson College em Boston (EUA) e mestrado em Semiótica e Rituais de Consumo em Marketing na USP (Universidade de São Paulo). Possui 19 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing Institucional, Relacionamento com a Imprensa, Eventos, SAC e Assistência Técnica, com atuação em empresas de grande porte multinacionais e nacionais além de expertise em Gestão e Branding, M&A (Fusões e Aquisições) e Relações Públicas, entre outras, e já trabalhou em empresas como Dexco, Sylvamo, Grupc, Baumgart e Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, onde atuou como gerente de Marketing e Relacionamento.