Pesquisa mostra que Moda e Casa & Decoração lideram a intenção de compras no período
O Dia das Mães está chegando e os brasileiros já estão se preparando para comprar os presentes para uma das datas mais importantes do calendário do comércio brasileiro. De acordo com uma pesquisa do Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, 41% dos entrevistados começaram a pesquisar o presente no começo de abril, e 33% afirmaram que iriam começar a procurar com duas semanas de antecedência.
Realizada no início de abril, com mais de 30 mil usuários do banco digital e da maior plataforma de e-commerce da América Latina, a pesquisa mostra também que, neste ano, os consumidores pretendem gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram que o valor do presente será maior e 40% afirmaram que vão gastar o mesmo que em 2022, o que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada. “Dos participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$100 e R$200, enquanto 24% afirmaram que devem investir acima de R$300”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago.
Moda e Casa & Decoração lideram a intenção de compras no período
Para 30% dos entrevistados, Moda será o principal segmento para presentear no Dia das Mães. Outras categorias que os consumidores estão de olho são Casa & Decoração, com 20% de intenção de compra, e itens de tecnologia, com 19%.
“E as pesquisas para os presentes são feitas majoritariamente pela internet”, comenta Estivariz. “87% dos entrevistados preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais.”, conta o executivo. Dados do levantamento do banco digital ainda mostram que apenas 11% realizam pesquisa em lojas físicas.
Cartão de crédito é o meio de pagamento preferido para a data
A maioria dos usuários (53%) irá pagar as compras de Dia das Mães com cartão de crédito e 17% deve utilizar alguma linha de crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados por 13% e 12%, respectivamente. “Dos entrevistados que optaram por parcelar, 66% preferem pagar os presentes de Dia das Mães em até 3 vezes, o que mostra que os brasileiros estão optando por parcelamentos a curto prazo”.
Como o cartão de crédito deve ser o meio de pagamento mais utilizado nas compras de Dia das Mães, o Mercado Pago também está apoiando os vendedores e lançou uma campanha que oferece até 90% de desconto nas maquininhas Point.
A Point Mini NFC, que tem tecnologia para receber pagamentos por aproximação e conexão Bluetooth por celular, é leve e fácil de transportar, está saindo por R$11,50. A Point Mini Chip, que acrescenta conexão com internet e não necessita do suporte de um celular, está com o valor de R$ 82,80. Já os modelos mais robustos, como a Point Pro 2 e a Point Smart, estão R$ 188,80 e R$478,80, respectivamente. A promoção vai até o dia 31 de maio.
Veja quanto os brasileiros pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães:
Acima de R$ 300 | 24% |
Entre R$ 200 e R$ 300 | 15% |
Entre R$ 100 e R$ 200 | 29% |
Entre R$ 50 e R$ 100 | 23% |
Até R$ 50 | 9% |
Veja lista dos itens mais populares para o Dia das Mães
Moda | 30% |
Casa & decoração | 20% |
Itens de tecnologia | 19% |
Cosméticos | 15% |
Vale presente | 3% |
Alimentos e bebidas | 3% |
Acessórios para autos | 3% |
Livros | 1% |
Outros | 6% |
Como deve ser o parcelamento dos presentes nesse Dia das Mães:
Entre 1 e 3 vezes | 66% |
Entre 4 e 7 vezes | 21% |
Entre 8 e 10 vezes | 8% |
Entre 11 e 12 vezes | 4% |
Outros | 1% |
Por Danieli Massoni