Sete dicas para montar uma lista de compras com foco em uma alimentação saudável

46% dos brasileiros desejam mudar seus hábitos alimentares

A busca por uma alimentação equilibrada é a prioridade de muitas famílias hoje em dia e ter uma lista de compras com comidas saudáveis é o passo mais importante. Em pesquisa realizada pelo Bake and Cake Gourmet, 46% dos brasileiros desejam mudar seus hábitos alimentares.

Pensando nisso, a b4waste, foodtech brasileira que conecta varejistas com alimentos e outros produtos próximos à validade ao consumidor final interessado em comprar produtos pela metade do preço, separou sete dicas para ajudar os brasileiros a montarem uma lista de compras com alimentos saudáveis. Confira:

Planeje suas refeições

vegetable salad on top of white ceramic plate
Foto Marianna Ole

Antes de ir às compras, se possível, faça um plano alimentar com as refeições que você pretende fazer ao longo da semana. Isso permitirá que você compre apenas o que precisa e evite o desperdício de alimentos.

Inclua variedade

Tente incluir uma variedade de alimentos em sua lista de compras, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Opte por alimentos frescos

Foto Pixabay

Procure comprar alimentos frescos, como frutas e legumes, que são ricos em nutrientes e antioxidantes. Evite alimentos processados e com alto teor de açúcar, gordura e sódio.

Leia os rótulos

Ao comprar alimentos embalados, leia os rótulos cuidadosamente e escolha alimentos com baixo teor de gordura, açúcar e sódio. Procure por alimentos que sejam ricos em fibras e proteínas.

Compre alimentos sazonais

Os alimentos sazonais geralmente são mais frescos e mais baratos. Tente comprar frutas e legumes que estão na época para obter o máximo de sabor e valor nutricional.

raw fish placed in heap in daylight
Foto Nothing Ahead

Não vá às compras com fome

Se você for às compras com fome, é mais provável que compre alimentos não saudáveis e lanches pouco nutritivos. Certifique-se de fazer uma refeição antes de ir às compras.

Faça escolhas inteligentes

Escolha alimentos que sejam nutritivos e que também possam ser combinados para criar refeições saudáveis e saborosas. Escolha alimentos frescos, com pouca gordura, açúcar e sódio.

Por Nathalia Ferreira