Dia das Mães é a data mais importante do comércio, tendo movimentado em 2022 cerca de R$6,4 bilhões
Mãe só tem uma. Por isso, é preciso que os empresários e os departamentos de comunicação e marketing pensem em uma estratégia de comunicação que faça a sua marca se destacar para além do seu mercado, tornando-a a primeira opção de compras.
De acordo com Luana Clara, sócia da LaPresse Comunicação e especialista em relacionamento com a imprensa e comunicação estratégica, o digital é imprescindível para todos os empreendedores, inclusive para aqueles que vendem exclusivamente em loja física. “Nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra e 80% dos usuários de smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja [segundo pesquisa realizada pela Math Ads]. Então, é preciso que os comerciantes se destaquem no digital para alavancar suas vendas, independente do seu negócio ser online ou digital”, aponta.
Mas, como criar uma presença digital a poucas semanas do Dia das Mães? Para quem não tem sua marca no online, a especialista em comunicação estratégica dá dicas de duas ações simples que farão uma boa diferença: “há dois excelentes salva-vidas para quem está engatinhando no digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, onde gratuitamente pode colocar endereço, telefone de contato, serviços e produtos que oferece, além de possuir interações que permitem incluir fotos e avaliações dos clientes sobre o estabelecimento lá. A outra é o WhatsApp Business, que também é sem custos e permite incluir um catálogo com os produtos e serviços, que também podem ser compartilhados nas conversas com seus clientes, além da lista de transmissão que é super útil para compartilhar promoções e novidades”, explica.
Luana Clara também reforça a importância de manter o cadastro de clientes atualizados para entender o perfil de seus consumidores e assim desenhar ações de marketing que vão fazer sentido para aquele público. “Se seus clientes são mães de crianças de até 8 anos, oferecer um produto ou serviço que elas possam compartilhar uma experiência com seus filhos fará mais sentido, já os filhos adultos vão querer presentear com algo que simbolize o valor na vida deles”, exemplifica.
Mas, as ações não param por aí. E para ajudar os varejistas nessa missão, a especialista elencou nove estratégias de comunicação que vão ajudá-los a vender mais no Dia das Mães. Confira abaixo:
Seja digitalmente rastreável: mantenha seu endereço e telefone de contatos atualizados no seu site, perfil das redes sociais e no Google Meu Negócio.
Atenda bem: se tiver um canal online para vendas – e isso inclui o WhatsApp – seja ágil e paciente. Se precisar demorar para dar uma resposta, avise. No caso das lojas físicas, prepare seus vendedores para atuar como consultores, ouvindo a necessidade do cliente e oferecendo o que realmente vai atender suas expectativas.
Priorize quem já é seu cliente: aposte em promoções exclusivas e comunicados avisando para eles em primeira mão. Pode ser de forma individual ou por grupo de mensagens no Whatsapp ou Telegram.
Saia em colunas de dicas de presentes: nesses espaços há uma curadoria com indicações de presentes com os mais diferentes recortes: preço, estilo, signo, faixa etária. Priorize os veículos de comunicação que sejam referência para seu público-alvo e se for abordar o responsável pela coluna sem o auxílio de uma assessoria de imprensa, opte por contatá-lo pelo e-mail – disponível no expediente do jornal, revista ou site -, LinkedIn ou Twitter.
Invista em publicidade: com o hiperconsumo de conteúdo, a comunicação precisa ser integrada, com uma ferramenta complementando a outra e a publicidade tem um papel importante nesse reforço de imagem, e não precisa ser uma campanha megalomaníaca: uma ação com uma blogueira local traz resultados incríveis, assim com um anúncio nas TV de elevadores de condomínios e prédios comerciais de sua região também. Fuja do usual.
Use as redes sociais: aqui há um mar de opções, desde se posicionar conceitualmente sobre o que é maternar e sair do lugar comum do que é ser mãe até apostar em conteúdos comercialmente mais agressivos, voltados para vendas, com promoções e live commerce.
Invista em e-mail marketing: o e-mail marketing ainda é uma das melhores maneiras de se comunicar diretamente com os clientes. Crie campanhas personalizadas e envie promoções exclusivas para o Dia das Mães. Mas, atenção: é de bom tom soltar um primeiro e-mail perguntando quem deseja receber as ações, pois clientes que perderam sua mãe recentemente podem ficar sensibilizados.
Ofereça brindes e amostras grátis: Os consumidores adoram receber brindes e amostras grátis. Ofereça esses mimos para incentivar a compra e fidelizar seus clientes.
Crie um site exclusivo para o Dia das Mães: faça uma página especial em seu site para o Dia das Mães, com produtos exclusivos e promoções atrativas. Isso ajudará a atrair a atenção dos consumidores e a aumentar as vendas.
Dicas para vender o ano todo
Não é só de Dias das Mães que se faz o faturamento do ano inteiro, então, Luana Clara orienta que os empresários aproveitem a data para reforçar o vínculo com esses clientes a longo prazo: “Oriente sua equipe de vendas para que cadastre esses clientes para informar a chegada de novos produtos, descontos e até ações de marketing de experiência, como uma sessão de degustação, por exemplo. Outra iniciativa interessante é um programa de fidelidade ou de cashback para uma próxima compra, que estimula o retorno do consumidor. E lembre-se que todas as ações, para serem assertivas, devem realmente oferecer um benefício real, para criar a sensação de que a pessoa é especial para a marca”, aponta.
E a especialista faz votos de que as ações sejam grandes aliadas para as vendas e relacionamento de marcas com seus clientes: “eu espero que com essas dicas de estratégias de comunicação ajudem os empresários a se destacarem no Dia das Mães e a aumentarem suas vendas não só nessa data, mas no ano todo”, finaliza a especialista que tem um canal no Youtube no qual compartilha dicas semanalmente:
https://www.youtube.com/channel/UCbF9QMcPVJhbZOd7qmdjVpw
Por Luana Clara