Novo golpe: anúncios divulgam saldões falsos de lojas em crise

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Foto Mikhail Nilov

Anúncios patrocinados em redes sociais usam marcas em crise para aplicar golpes

Não é de hoje que o varejo e o varejo digital sofrem crises no Brasil. Em um mercado com margens tão apertadas, grandes concorrentes, taxa de juros alta, tributação elevada e alto custo operacional, é extremamente desafiador manter-se em atividade.

E mesmo quando o e-commerce parecia respirar bons ares após o crescimento durante a pandemia e tudo parecia estar indo muito bem, a crise da Americanas, divulgada por eles mesmos em 11 de janeiro onde informaram ao mercado ter encontrado “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões em seus balanços, assustou investidores, grandes bancos e colocou em dúvida o futuro dos varejistas brasileiros.

Mais recentemente lojas como Renner, Marisa e Tok&Stok anunciaram o fechamento de algumas de suas lojas físicas, alegando que os principais motivos estariam atrelados a mudança de comportamento do consumidor, entregas cada vez mais rápidas do e-commerce, alto custo dos aluguéis e concorrência desleal com sites chineses.

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Aproveitando que o assunto sobre o fechamento das lojas está em alta, criminosos estão aproveitando o tema para criar anúncios, onde promovem no Facebook e Instagram publicações divulgando notícias falsas com elementos visuais, cores e logos que remetem a sites de notícias populares, levando as vítimas a acreditarem que essas lojas estariam fazendo saldões com preços absurdamente baixos de produtos altamente desejados.

Os falsos descontos que podem chegar até 90%, é a isca para atrair vítimas, causar prejuízo financeiro ou capturar dados. A plataforma de segurança digital, Site Confiável verificou alguns desses anúncios e identificou que em média os sites têm menos de 30 dias de existência, são registrados fora do Brasil e não são populares nos buscadores, ou seja, tiveram poucas páginas indexadas no Google.

Alessandro Fontes, cofundador do Site Confiável alerta que organicamente é muito difícil um site conseguir espaço e chegar até as vítimas, e o caminho para conseguirem em poucos dias alta exposição e milhares de vítimas são as plataformas de anúncios como Google e Facebook e por isso não se deve confiar em links de anúncios patrocinados. Seja cauteloso e verifique o site antes de comprar, principalmente quando o anúncio te oferecer algo que parece ser muito vantajoso, que te deixe curioso ou com uma sensação de urgência para tomar uma decisão.

A maioria dos sites fraudulentos são sites descartáveis que tem pouco tempo de vida e por isso não aparecem nos sites de reclamações, pois estes levam um tempo até criarem um índice de avaliação.

A plataforma de segurança digital Site Confiável (www.siteconfiavel.com.br) é uma alternativa nesse sentido, pois verifica em tempo real, gratuitamente, URLs trazidas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site, para que de forma simples o consumidor possa identificar e diferenciar sites confiáveis de sites não confiáveis. Informações como tempo de existência, tipo de domínio, propriedade, popularidade nos buscadores, reputação e possíveis vulnerabilidades são mostradas com apenas um clique e poucos segundos.

Por Amanda de Oliveira