Especialista avalia que plataforma criada pela USP vai trazer mais segurança ao mercado de ouro no Brasil

close up photo of golden rings
Foto Git Stephen Gitau

Segundo diretor de compliance, a ferramenta, aliada a outras iniciativas, vai garantir maior rastreabilidade, proteção e controle da origem e venda do metal precioso

Uma plataforma que vai permitir que compradores verifiquem a origem do ouro. Essa é a ferramenta criada por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Mineração da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Mineração.

Na ferramenta foram cruzados dados e reunidas informações públicas de diversos órgãos fiscalizadores como a Receita Federal, Ibama, Agência Nacional de Mineração (ANM) e também agências ambientais estaduais.

“O uso dessa plataforma pela ANM e Polícia Federal vai tornar mais eficiente o combate ao garimpo ilegal e quando começar sua utilização pelas DTVMs (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) para consulta vai ajudar a trazer ainda mais segurança para o setor”, afirma Carlos Henrique, Diretor-Executivo de Compliance da OM DTVM (Ourominas).

A PCRO (Plataforma de Compra Responsável de Ouro) está em fase inicial e é gratuita. Ela vai permitir identificar se o ouro comercializado provém de fontes legalizadas, ou seja, áreas com permissão de lavra garimpeira (PLG) autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Garimpeiros e compradores do metal poderão avaliar e, se necessário, adequar seus procedimentos à legislação, a partir de consulta à PCRO.

“A plataforma e a criação da Nota Fiscal Eletrônica vão proporcionar maior rastreabilidade, proteção e controle da origem e comercialização do ouro no Brasil. Isso é muito importante para quem vende e compra ouro e traz mais credibilidade a esse importante mercado para economia do País”, diz Carlos Henrique.

Foto Csaba Nagy

Sobre Carlos Henrique

Com mais de 22 anos de carreira, possui larga experiência no mercado financeiro, onde atuou por 20 anos na promoção de resultados em Governança Corporativa, Inovação de Processos, Due Diligence & Background Check e AML Compliance em instituições financeiras nacionais e globais e, com amplo conhecimento de produtos, processos, regulamentações, riscos e melhores práticas do mercado financeiro. Tornou-se consultor especialista em processos de implantação, aquisição, expansão, racionalização e turnaround de estruturas. É bacharel em Administração de Empresas com pós-graduação em Planejamento e Controle Empresarial e, Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Penal.

Sobre a Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.

Por Glauco Braga