Fogo em assentamento do Pantanal de MS sai de controle e morador é multado pelo incêndio. Chamas ficaram concentradas em cinco lotes. Região está em chamas e fumaça encobre Corumbá e deixa o céu cinza até em Campo Grande.
Um assentado de 72 anos foi multado em R$ 20 mil por causar incêndio que destruiu 20 hectares de vegetação no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que desde o início do ano tem sofrido com a combinação seca e queimadas. O resultado disso pode ser visto nas cidades: fumaça encobre Corumbá e deixa o céu acinzentado até em Campo Grande, distante 430 quilômetros.
Conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA), o idoso colocou fogo em folhas e palhadas, no dia 7 de agosto, no terreno dele. No entanto, as chamas ficaram fora de controle e destruiu a vegetação de cinco lotes, totalizando 20 hectares.
O Corpo de Bombeiros apagou o incêndio e a medição da área atingida foi feita pela PMA por GPS. De acordo com os policiais, o fogo acabou com árvores e pastagens nativas.
Queimadas
A queimada no Pantanal está controlada em ao menos duas regiões: a da Serra do Amolar e da Baía Negra, mas o fogo ainda não foi extinto. A situação segue crítica no Nabileque.
Há diversos focos de incêndio em pontos de difícil acesso. Nesses só se chega de aeronave e por isso, os combatentes contam com apoio da Marinha e da Força Aérea. Em outros, leva-se horas para se chegar por estradas e rios.
Por G1 MS