De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, essas ferramentas existem para apoiar o setor de RH, e não substituir o papel dos recrutadores
A inteligência artificial tem a capacidade de otimizar os processos de recrutamento e seleção, trazendo consigo o poder de analisar grandes volumes de dados de forma ágil e precisa.
Com a automatização da triagem de currículos, avaliação comportamental e técnica e a identificação de candidatos com alto potencial, a inteligência artificial se tornou uma ferramenta indispensável para aprimorar todo o ciclo de contratação, proporcionando eficiência, imparcialidade e resultados mais assertivos às empresas.
De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, as IA’s são capazes de otimizar todo o processo de seleção. “O uso de inteligência artificial pode facilitar o dia a dia do recrutador, além de contribuir para a redução dos custos operacionais do recrutamento ao trazer mais produtividade para o setor.”, relata.
A capacidade de lidar com um grande número de dados também é um ponto positivo das IA’s. “Essas ferramentas podem lidar com uma quantidade enorme de currículos, vagas e candidatos, auxiliando os profissionais de RH a terem maior efetividade no recrutamento. Com todas essas informações em mãos, as inteligências artificiais podem realizar análises para entender qual é o candidato ideal para a vaga em questão”, pontua.
Segundo o especialista, a área de recursos humanos conta com outros artifícios que facilitam os processos seletivos. “Existem soluções para apoiar o ranqueamento de currículos de acordo com o perfil desejado ao disponibilizar a vaga, auxiliando na otimização do tempo do recrutador na triagem de currículo e aumentando a assertividade para o preenchimento das vagas. A tecnologia tem o poder de ajudar, ainda, na análise de candidatos com testes técnicos, comportamentais e de fit cultural. Além de proporcionar movimentos mais certeiros, essas soluções são capazes de reduzir os custos operacionais”, declara Alisson.
O CEO aponta ainda que ferramentas como o ChatGPT podem contribuir na automação de procedimentos repetitivos, como a criação de descrições para as vagas disponíveis. “Além disso, a solução pode facilitar a introdução de informações sobre a empresa e auxiliar na triagem de currículos, agilizando uma seleção em massa dos melhores candidatos. O ChatGPT também é capaz de criar perguntas para uma entrevista inicial, desde que o recrutador forneça informações que auxiliem a IA a criar questionamentos que façam sentido”, revela.
Muitos acreditam que essas tecnologias irão substituir a figura do recrutador. No entanto, para Alisson Souza, esse não é o caso. “A inteligência artificial não está aqui para substituir a interface humana, mas sim apoiar. O ChatGPT, por exemplo, pode auxiliar o recrutador a otimizar o seu tempo, ranqueando com mais facilidade os currículos que ele vai analisar e oferecendo um melhor entendimento de quais candidatos têm mais aderência às vagas disponíveis. Ainda assim, é papel do recrutador ler os currículos, entender a experiência dos candidatos, realizar uma entrevista estruturada e captar, de fato, se o perfil se encaixa ao da empresa. Por mais que as ferramentas possam auxiliar no processo de recrutamento, é o recrutador que irá realizar a análise, se fazendo presente naquele momento para entender todo o cenário. São soluções para otimizar o processo, tornando o recrutamento ainda mais estratégico”, finaliza.
Por Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 55 mil vagas na média, em 15 dias.