PMEs aderem ao ChatGPT para otimizar a comunicação com os consumidores

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Empresas já enxergam benefícios no uso da iniciativa nas áreas de comunicação e atendimento ao cliente

Nos últimos anos, a tecnologia vem se tornando cada vez mais um elemento indispensável no dia a dia e, recentemente, um recurso está conquistando o holofote em diferentes áreas sociais: o ChatGPT. Desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI, a ferramenta é um chatbot com Inteligência Artificial (IA), o que a torna capaz de interagir com humanos ao sugerir soluções em texto para diversos tipos de questionamentos.

AMagnólia Papelaria, maior franquia de papelaria organizacional, que tem como propósito estimular a organização, aderiu à nova tecnologia do ChatGPT. Com mais clareza e otimização do tempo na criação de textos, anúncios e até no brainstorming, contribui para as soluções criativas no dia a dia. “A ferramenta gera uma lista de prioridade de informações, o que facilita na rotina de relatórios diários. Já em relação aos resultados, como positivos, tem o auxílio de forma rápida e quase sempre objetiva”, comenta Luiggy Lorenzzo, responsável pelo marketing da rede.

Por sua vez, a CredFácil, que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, passou a usar a ferramenta pouco depois do lançamento, em meados de dezembro de 2022, para elaborar campanhas e estratégias com processos definidos, planos de ação e desenvolvimento de pautas. “A inteligência artificial vem somando junto com os profissionais de designer e todo o pessoal de estratégia, pois acreditamos que a tecnologia não substitui, mas agrega ao trabalho humano”, comenta Frederico Janeiro, Diretor de Marketing da CredFácil. “Para o futuro, as expectativas serão automatizar ainda mais todos os processos a fim de ter métricas mais precisas para refinar e ajustar de maneira cada vez mais assertiva tanto o processo da franqueadora quanto dos franqueados da rede”, afirma o executivo.

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A Take, startup que atua com tecnologia própria na operação de smart vending coolers (geladeiras inteligentes) de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, passou a utilizar o ChatGPT com o intuito de desenvolver peças, roteiros e alertas de aplicativo mais criativos. A ferramenta, que está em uso na empresa há um mês, tem sido uma ótima fonte de inspiração. Por isso, a marca pretende ampliar o uso da inovação em futuras ações do setor.

Na Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, o ChatGPT entrou na rotina de trabalho auxiliando principalmente na geração de ideias. A ferramenta é utilizada para criação de e-mail marketing e matérias para o blog a partir de informações transmitidas previamente. Em uso há dois meses, a rede optou por seguir com a versão plus a partir de abril.

O Emagrecentro, única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico e que oferece o método patenteado e certificado, usa o ChatGPT, principalmente, para desenvolver a produção de textos iniciais da Dra. Ema, influenciadora virtual da marca. O software está em uso desde o início desse ano e, como resultado, houve otimização no tempo de produção do conteúdo em 50%. Para esse ano ainda, a franquia tem a perspectiva de implementar a ferramenta na elaboração de campanhas de marketing. O Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro, que está sempre alerta às inovações e novas tecnologias, acredita que no futuro ainda terá o surgimento de outras ferramentas que poderão ser somadas para aprimorar mais ainda os processos e conteúdo final.

Já a CleanNew, franquia especializada em blindagem e higienização de estofados, utiliza a tecnologia há dois meses e afirma que essa escolha tem sido assertiva para aprimorar as estratégias de comunicação. Por meio da utilização de algoritmos avançados são elaborados conteúdos para e-mails de comunicação, campanhas, artigos de blog e mensagens para os clientes de uma maneira mais personalizada e eficiente.

O SPA Express, microfranquia home based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, começou a usar o ChatGPT há um mês. Além da área de marketing, o setor de suporte aos franqueados se beneficiou da ferramenta, já que passou a criar textos para os comunicados com a rede de franqueadas. “A inteligência artificial agiliza as respostas e os encaminhamentos mais formais. Nosso objetivo é usá-la a favor da empresa, pois precisamos nos adaptar às novas tecnologias”, comenta Luciana Piquet, CEO do SPA Express.

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Já a Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, utiliza a tecnologia em diversas frentes, principalmente para o atendimento ao cliente, área de produto, desenvolvimento interno e externo, setores administrativos, além de alimentar a comunidade interna com informações, dicas e sugestões dos colaboradores. Para conduzir essa integração, a franquia conta com o apoio da área de desenvolvimento de software para incorporar a ferramenta. Segundo a rede, o ChatGPT otimiza as tarefas cotidianas, agilizando o fluxo de atendimento para as demandas e integrando os setores operacionais da rede.

Por sua vez, a Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, utiliza o ChatGPT para entender como aprimorar a experiência de compra dos consumidores. “Nós temos usado a ferramenta para entender o funcionamento do algoritmo. Desta forma, conseguir insights para aperfeiçoar os nossos serviços, que também se utilizam de Inteligência Artificial (IA). A partir da inovação, conseguimos ter insights de padrões de consumo para compartilhar com os nossos franqueados”, diz Guilherme Mauri, CEO. O executivo também revela que a iniciativa é utilizada no ambiente interno, em sessões de brainstorming para aumentar a criatividade da equipe no dia a dia do negócio.

Por Júlia Nascimento