Segundo o Banco Central, aproximadamente 60% das transações em Pix foram recebidas por empresas em 2022
Não é novidade que o Pix se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. De acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central, no ano passado, a modalidade superou até mesmo os cartões de crédito e débito e também os boletos, e atingiu 29% do total de transações ao longo do ano. Além de prático, rápido e seguro, o meio de pagamento instantâneo traz inúmeras vantagens também para as empresas e segue em crescimento no mercado, como comprova uma análise adicional do Banco Central, indicando que aproximadamente mais da metade dos Pix realizados em 2022, foram recebidos por empreendimentos.
O calendário sazonal, além de historicamente já contribuir para o aumento das vendas das empresas, tem sido outro grande alavanque para a utilização do Pix no Brasil. De acordo com Patrícia Esteves, CCO da Zoop – fintechlíder em serviços financeiros -, o comércio chega a perceber um crescimento de 30% nestes períodos. “Como forma de incentivo vemos diversas empresas que oferecem descontos em seus produtos e/ou serviços ao pagar com o Pix. Essa pode ser uma ótima estratégia para direcionar o uso desse meio de pagamento e obter mais lucratividade”, conta Patrícia.
Ainda de acordo com a especialista da Zoop, a estratégia de impulsionar o uso do meio de pagamento – seja em datas pontuais ou no dia a dia -, traz diversas vantagens para os negócios e também para os clientes, confira:
Receber a cada venda
Na modalidade, o meio de pagamento instantâneo garante rentabilidade e personalização de planos e taxas para cada cliente.
Mais vendas
O modelo também atrai um novo público consumidor, como aqueles compradores que não possuem cartão de crédito, ou que não querem comprometer o limite, além daqueles que buscam por agilidade no momento da transação.
Melhor experiência de compra
Já que neste meio, o pagamento é mais simples e intuitivo para o consumidor, que tem a transação aprovada em segundos, independente se é online ou presencial.
Agilidade no recebimento e conciliação para as empresas
Pois o Pix permite ter um fluxo financeiro similar às operações de débito, onde a liquidação é rápida e o dinheiro está disponível para o empreendedor em até um dia útil.
Velocidade de integração
Esta solução também pode ser adicionada de forma fácil ao checkout online ou às maquininhas de cartão sem custos.
Mais segurança para o consumidor
Uma vez que o cliente não precisa informar dados financeiros pessoais para completar a operação.
Outra vantagem mencionada pela Patrícia Esteves, CCO da Zoop, é a redução dos custos com taxas de transação em comparação com outros métodos de pagamento, bem como o alcance de um maior número de clientes. “Em números, temos mais de 60% dos brasileiros sem cartão ou com um baixo limite de crédito, e esse pode ser o percentual de pessoas que as empresas não atingem quando não diversificam seu portfólio de meios de pagamento”, explica Patrícia.
Além dos benefícios mencionados, a Zoop destaca a possibilidade de utilizar soluções modulares, como a integração do Pix com o Split de Pagamentos (divisão automática das vendas), o cancelamento parcial de compra, que permite selecionar apenas os itens problemáticos, e a integração com boletos bancários, oferecendo mais uma opção de pagamento ao cliente para pagar suas contas de consumo.
Como solução exclusiva, a Zoop também cita o iniciador de pagamentos, que permite que os clientes realizem pagamentos com Pix online sem precisar sair do aplicativo ou do site do estabelecimento. A inovação reduz significativamente o abandono de carrinho de compras, pois diminui de oito etapas de transição manual para cinco etapas automáticas no processo de pagamento.
“Com o crescimento dos meios de pagamento digitais, as facilidades que estão sendo implementadas e o avanço em direção ao Real Digital, o dinheiro físico está correndo sério risco de desaparecer. Queremos mostrar às empresas que, ao oferecerem diversos meios de pagamento, incluindo os preferidos dos brasileiros, elas conseguem alcançar diversos perfis de consumidores e, consequentemente, aumentar o volume de vendas e a receita, além de acompanhar essa revolução em curso nos meios de pagamento”, conclui Patrícia.
Por Kelly Moraes