Prefeitura leva estande de negócios para maior evento agro de MS

Prefeita Adriane Lopes conversa com Cristhiane Vicente, da Queijaria Estância Vó Zilda. Foto PMCG

Estande vai apresentar as iniciativas promovidas pela SIDAGRO

A partir desta quinta-feira (22) até o sábado (24), quem visitar o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo poderá aproveitar para conhecer os produtos da Queijaria Estância Vó Zilda, Queijos Dazú e os vinhos da 067 Vinhos. Os empresários terão um espaço dentro do stand da prefeitura.

“Temos como missão fomentar os negócios em Campo Grande e para isso vamos dar oportunidade a empresários de fazerem network, mostrarem seus produtos e comercializarem o que está sendo produzido na Capital das Oportunidades. O Interagro é uma vitrine para o agronegócio e estar lá, com empresas nascidas e/ou desenvolvidas aqui, é muito importante. Estamos oportunizando que as pessoas conheçam quem está transformando a nossa cidade, gerando emprego e fazendo a economia se movimentar”, enfatiza o titular da Sidagro, Adelaido Vila.

Foto PMCG

Para José Alceu Cabral, da Queijos Dazú, participar do Interagro é uma satisfação muito grande. “Estaremos expondo e vendendo nossos produtos, divulgando a nossa marca. A Prefeitura sempre foi parceira nesse trabalho de divulgação do nosso trabalho, somos muito gratos por nos incluírem nesta feira tão grande e que irá movimentar todo setor produtivo do agronegócio do Mato Grosso do Sul”, disse.

A empresária Cristhiane Vicente, da Queijaria Estância Vó Zilda, concorda e diz que o evento é mais uma oportunidade de divulgar seus produtos. “Nós participamos de diversas feiras e iniciativas e esta é mais uma oportunidade de mostrarmos a qualidade do que produzimos e fortalecermos a nossa marca. Gratidão é o sentimento”.

Parceria foi formada na Expogrande

A prefeita Adriane Lopes confirmou o apoio à Interagro durante a realização da Expogrande, em abril, em reunião com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG, Alessandro Coelho. Na oportunidade, eles compartilharam a intenção de estimular a produção, para fim de exportação.

“Com a conclusão da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho, Campo Grande será a capital brasileira mais próxima de Antofagasta (Chile). Nesse contexto, seremos a maior cidade da chamada “Rota Bioceânica”, corredor rodoviário que irá ligar o Brasil ao Pacífico”, explica a chefe do Executivo Municipal.

Foto PMCG

Com isso, uma série de oportunidades econômicas se abrem. “Campo Grande está estrategicamente localizada e os projetos que têm se desenvolvido são propícios para a exportação. A prefeitura está com laços estreitos com países vizinhos, só precisamos de produtos em volume, para escala e qualidade”, explica o presidente do SRCG.

Campo Grande exportou, somente em 2022, 526,87 milhões de USD, o que representa 9,1 % das exportações de todo o Mato Grosso do Sul. Os principais produtos enviados para foram a carne bovina congelada (217 milhões de USD), carne bovina resfriada (97,1 milhões de USD) e resíduos de óleo de soja (62,5 milhões de USD).

Já quanto aos produtos importados, os principais são adubos e fertilizantes químicos (213 milhões de USD), adubos e fertilizantes nitrogenados (188 milhões de USD) e adubos e fertilizantes minerais (78,1 milhões de USD).

O gerente de fomento ao comércio exterior da Sidagro, Paulo César Fialho, explica que o agronegócio envolve produtores e empreendedores de diversos portes e segmentos, contemplando a agricultura familiar e apresentando novas tendências e tecnologias em nível mundial. “O setor é responsável por mais de 90% das exportações do MS, com destaque para soja, milho, açúcar e celulose. No contexto de Campo Grande, a exportação de carnes resfriadas e congeladas é significativa. Nossos produtos estão em vários mercados como Ásia, União Europeia, Estados Unidos e Mercosul”, conclui.

Por PMCG