Especialista dá dicas para quem quer investir em franquias

Feiras são oportunidades para conhecer setor, mas cuidado com as ofertas de última hora e decisões por impulso

O setor de franquias cresceu pelo quinto trimestre consecutivo e já retomou o patamar pré-pandemia no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a alta no primeiro trimestre deste ano é de 17,2% em comparação com o mesmo período de 2022. Não faltam opções para quem quer ter o seu próprio negócio e os valores de investimentos iniciais variam muito. De olho nesse contingente de interessados, associações realizam exposições que apresentam mais de 400 opções de franquias. Evento ideal para fechar negócios, certo?

O advogado especialista em Franquias, Leandro Bonvechio, do escritório BMF Advogados, explica que esses eventos são realmente importantes, mas destaca que servem para conhecer de perto os modelos de franquia e reforça que a tomada de decisão deve ser feita com muita calma e envolve diversos passos. “Pesquise e conheça seus concorrentes. As exposições são uma oportunidade para conhecer os concorrentes. Isso permitirá que você compare diferentes franquias”, afirma.

Foto Freepik

Decisão consciente

Bonvechio alerta para as decisões movidas por impulso. “Não se engane com ofertas especiais e outros descontos oferecidos durante a feira: analise com cuidado todos os aspectos financeiros e jurídicos. Há um prazo de 10 dias entre o recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF) e a assinatura do contrato ou pagamento de qualquer valor, analise tudo com calma, obedeça ao prazo”, diz.

Antes de fechar um negócio, faça uma análise profunda do setor no qual pretende investir. “Analise os dados do mercado em que a franquia opera. Considere a demanda, a concorrência, as tendências do setor e a viabilidade do negócio em sua região. Pesquise também sobre a marca, verifique o suporte oferecido, as taxas e os royalties e as obrigações contratuais”, comenta.

Outra dica importante do especialista é visitar unidades já estabelecidas e conversar com os franqueados. “Verifique como tem sido a experiência, pergunte sobre o suporte recebido, os desafios enfrentados e o retorno financeiro”, detalha.

Divulgação

Compromisso de longo prazo

Antes de fechar negócio, busque orientação de especialistas, como consultores financeiros e advogados especializados. “Eles podem ajudar a compreender os aspectos legais e financeiros envolvidos, garantindo que você tome uma decisão mais segura. Isso ajuda a ter a certeza de que a franquia escolhida está alinhada às suas expectativas”, conta.

O mais importante de tudo, diz Bonvechio, é estar preparado para o compromisso. “Ser um franqueado exige dedicação, trabalho árduo e compromisso a longo prazo. Você precisa estar disposto e preparado para assumir os desafios e responsabilidades que vêm com a franquia, por isso nenhuma decisão deve ser tomada de forma impulsiva. Para a maioria das pessoas, esse é o investimento de anos de economias. Decisões por impulso podem colocar tudo a perder”, completa.