Médico destaca que beber bastante água e usar hidratante é importante para evitar ressecamento da pele
O inverno chegou e com a estação a queda nas temperaturas é comum em grande parte do país. O tempo mais frio e seco exige uma série de cuidados. Além dos problemas respiratórios mais comuns no período, a pele também precisa de atenção nesta época do ano.
Alguns hábitos desse período devem ser repensados. O banho mais quente, por exemplo, pode tirar a proteção natural da pele e ressecá-la ainda mais, a deixando desprotegida, como explica a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“O que acontece é que na hora do banho, quando se toma um banho muito quente, no momento em que a gente já está com a pele mais fragilizada pela temperatura, você tira a barreira de manto lipídico da pele, que é uma barreira de proteção da pele, que nós nascemos com ela, que se chama manto lipídico, é uma gordurinha que fica no meio das células e mantém a água presa lá dentro, é mais ou menos isso. Ocorre que o uso de buchas e sabonetes na hora do banho tendem a piorar muito isso, você deixa essa pele mais fragilizada”, explica a especialista.
Além disso, a pressa para vestir a roupa após o banho faz com que o uso do hidratante acabe esquecido, o que pode causar a essa pele já fragilizada o ressecamento e outros problemas, como enumera a dermatologista. “Começa às vezes com uma sensação só do ressecamento, depois uma pequena coceira, depois pode evoluir para eczemas, casos de alergias mesmo, irritações e até às vezes essas irritações evoluírem para infecções se a pessoa ficar se coçando”, contextualiza.
Entre as principais dicas deixadas pela dermatologista para manter a pele saudável neste período está não esquecer de usar cremes hidratantes e beber bastante água, mesmo não tendo tanta sede.
Fonte: Brasil 61