Desde o início do ano, foram cadastradas 6.001 vagas de empregos
De janeiro a junho de 2023, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) encaminhou mais de 12 mil trabalhadores para o mercado de trabalho, somando os atendimentos efetuados na unidade física e nas ações externas, como o Funsat em Ação, programa itinerante da pasta. De lá para cá, mais de 9.600 pessoas em busca de colocação ou retorno ao mercado de trabalho local foram atendidas na sede da fundação – entre elas, quase 300 trabalhadores com algum tipo de deficiência.
Desde o início do ano, foram cadastradas 6.001 vagas de empregos, sendo que 10% destes postos de trabalho foram preenchidos por trabalhadores encaminhados pela Fundação. Do total de vagas, 486 foram de oportunidades exclusivas para pessoa com deficiência ou reabilitado, tendo sido preenchidas 8% destas vagas.
Entre janeiro e junho, mais de 2.850 pessoas procuraram a Fundação Social do Trabalho para solicitar o benefício do Seguro-Desemprego. Também foram realizados 4.450 cadastros na Carteira de Trabalho Digital.
Ações externas
Nos seis primeiros meses de 2023, a Fundação Social do Trabalho realizou 41 edições do Funsat em Ação, nas sete Regiões da Capital e no Distrito de Anhanduí, atendendo 1.464 pessoas, no total.
Os serviços do programa itinerante foram levados a 11 bairros de Campo Grande, como Nova Lima, Vila Bandeirante, Campo Belo, Coophatrabalho, Coophavila II, Aero Rancho, Lageado, Moreninhas, Chácara Cachoeira, Jardim Veraneio e Coronel Antonino.
Na primeira metade do ano também foram realizados 2 Feirões de Oportunidades, contando com a participação de 39 empresas e a oferta de 1.600 vagas. Segundo o Observatório do Trabalho da Funsat, 1.458 trabalhadores participaram dos feirões.
Qualificação
No primeiro semestre, a Escola de Qualificação Profissional da Funsat ofertou 25 cursos, em quatro eixos temáticos (Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer). As aulas foram ministradas por 12 professores, somando 726 horas de capacitação profissional.
Nesse período, a Escola da Funsat qualificou 543 alunos-trabalhadores, investindo cerca de R$ 32 mil reais para a realização de cursos como Auxiliar Administrativo; Cuidador de Idosos; Empreendedorismo e Finanças para Pequenos Negócios; Garçom; Higiene e Manipulação de Alimentos; Informática Básica; Introdução ao Marketing Digital e Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente.
Empreendedorismo
Para identificar o perfil dos microempreendedores presentes nos bairros da capital, a Coordenadoria de Empreendedorismo tem visitado as principais ruas e seus entornos para conhecer e ouvir quem está à frente destes pequenos negócios. Na ação de pesquisa Censo do Empreendedorismo Funsat, iniciada em maio, foram entrevistados mais de 50 microempreendedores, formais e informais ou pessoas que pretendem empreender, de seis regiões de Campo Grande.
Nas visitas de pesquisa, a Funsat oferece orientações técnicas por meio da Cartilha Funsat Empreender e Avançar, com estratégias de gestão para pequenos negócios.
E em março – mês da Mulher – foi realizado o evento Empregabilidade e Empreendedorismo Feminino, em que participaram 20 mulheres com perfil empreendedor, assistidas pela Casa da Mulher Brasileira e Subsecretaria de Políticas para a Mulher (CMB/SEMU), pelo Projeto Aurora/MPMS e beneficiárias do PROINC, atual PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), lotadas na Funsat.
Por PMCG