Criação de conteúdos personalizados é um benefício chave que a IA oferece
O desafio: e-mails, SMS, redes sociais e outros serviços em linha tornaram-se hoje em dia indispensáveis. Somos todos bombardeados com mensagens, informação, publicidade. Já não somos mestres da nossa percepção e sofremos de distrações – cada vez mais, mesmo enquanto dormimos. Por isso, deslizamos para uma sociedade agitada, onde ficamos cada vez mais perturbados com o que percebemos. A agitação é alimentada por filtros e bolhas de eco que construímos à nossa volta para lidar com o caos. O problema é que estas apenas fornecem informação unilateral, o que torna a comunicação interpessoal difícil na era analógica e quase impossível na era digital.
O objetivo: Para dominar esta impotência na era digital e também para comunicar com sucesso (mais sucesso), temos de nos tornar mais aptos para a era digital. Esta aptidão digital tornar-se-á tão importante no futuro, porque estamos cada vez mais a externalizar a comunicação para aplicações que funcionam com inteligência artificial.
Status quo: A IA já fez consistentemente o seu caminho para a comunicação – e de muitas maneiras diferentes. Em privado, conhecemo-lo dos assistentes de voz em smartphones (por exemplo, SIRI) ou em casa (por exemplo, Alexa).
Mas se disser disparates dentro da caixa Alexa, só os disparates saem.
A IA é geralmente entendida como a capacidade das máquinas para imitar ou imitar o comportamento humano. Na área da comunicação, a IA cognitiva é usada acima de tudo, ou seja, a IA que é capaz de imitar o comportamento humano.
Oportunidades de negócio: Na comunicação empresarial, no entanto, a IA estar realmente a descolar.
Cinco exemplos para comunicação empresarial com IA
Um exemplo disto é a análise da fala. Ao analisar os padrões de fala, a IA pode detectar se uma pessoa está ou não emocionalmente carregada. Isto pode ser útil em conversas com clientes, por exemplo, para ver se o cliente está satisfeito ou não. A IA também já pode ser muito útil na tradução do discurso. Ao analisar os padrões de fala, pode detectar e corrigir erros que um humano ignoraria.
Nas redes sociais, a IA já desempenha hoje um papel importante. Por exemplo, os chatbots estão cada vez mais a ser utilizados para interagir com os utilizadores. Também aqui, a análise da fala pode ser usada para detectar o humor dos utilizadores e oferecer-lhes ajuda apropriada.
Nas comunicações de marketing, pode ser utilizado para melhorar a saída de voz de um chatbot ou para facilitar a pesquisa de informação específica. A IA está também a ser cada vez mais utilizada em redes sociais, por exemplo, para fazer publicidade personalizada. Neste contexto, a IA pode ser utilizada tanto para a criação de conteúdos como para a análise e direcionamento de medidas de comunicação.
A criação de conteúdos personalizados é um benefício chave que a IA oferece. Ao analisar o comportamento do utilizador, a IA pode criar conteúdo que são adaptados às necessidades exatas do utilizador. Entre outras coisas, pode exibir mensagens ou anúncios que são precisamente adaptados ao interesse do destinatário.
A IA também facilita a segmentação dos grupos-alvo e a focalização das medidas de comunicação. Ao analisar os dados, as empresas podem descobrir exatamente qual o grupo-alvo que é interessante para qual produto ou serviço. Isto permite às empresas direcionar as suas medidas de comunicação especificamente para os grupos-alvo relevantes e assim maximizar o seu impacto.
Contudo, os riscos associados à utilização de inteligência artificial na comunicação não devem ser ignorados.
Quais são os riscos da IA na comunicação?
Um dos maiores perigos reside na distorção da comunicação. As distorções são geralmente causadas pela falta de informação entre o remetente e o receptor. Nenhuma tecnologia pode ajudar aqui se a inteligência artificial só tiver acesso unilateral a certas informações.
Todos conhecem um exemplo do mundo analógico para a distorção da comunicação. Quando estou a falar com o meu amigo, e ele diz algo que me magoa, posso pensar que ele estava a falar a sério. Mas na realidade, talvez ele não o quisesse dizer de todo. Talvez ele estivesse apenas a provocar-me. Ou talvez ele próprio não estivesse de bom humor na altura, e eu interpretei mal as suas palavras.
Outro exemplo do mundo digital da distorção da comunicação é ilustrado pela rede social Facebook. No Facebook, as pessoas podem criar o seu próprio perfil com todo o tipo de informações sobre si próprias, tais como o seu local de trabalho, a sua música preferida, ou as suas opiniões políticas. Outros utilizadores do Facebook podem ver esta informação e tirar conclusões sobre essa pessoa. No entanto, as pessoas podem também divulgar muita informação falsa sobre si próprias no Facebook, o que pode levar a uma distorção da comunicação.
A comunicação digital é um processo em que a informação é trocada entre muitas pessoas. Num mundo perfeito, estes processos de comunicação decorreriam sem problemas e sem distorções. Mas infelizmente, o mundo não é perfeito e a comunicação sofre de distorção.
O tipo mais comum de distorção é chamado “distorção semântica “. Este tipo de distorção ocorre quando o significado de uma mensagem é mal interpretado. Outro problema comum é a “distorção sintática”. Isto acontece quando uma mensagem não é entendida corretamente porque não foi corretamente formulada.
Esta é a forma de desenvolver a sua comunicação digital com a IA
Como com qualquer outro tipo de comunicação, há algumas regras essenciais a seguir quando se comunica digitalmente. Estas incluem:
Seja claro e preciso
Ao comunicar digitalmente, é especialmente importante ser claro e preciso. Uma vez que não se pode falar cara a cara, os mal-entendidos podem facilmente surgir. Portanto, certifique-se de formular a sua mensagem da forma mais clara possível.
Ouça
A boa comunicação é sempre um processo bidirecional. Ouvir é pelo menos tão importante como falar. Certifique-se de que compreende o que a outra pessoa está a dizer antes de responder. Desta forma, podem ser evitados mal-entendidos.
Manter a calma
É fácil explodir e perder a calma numa discussão com alguém. No entanto, numa comunicação digital, é especialmente importante manter a calma. Evite enviar mensagens desagradáveis ou abusivas – isto só fará com que o conflito se agrave ainda mais.
Permanecer empático
Seja sensível às necessidades da sua contraparte. Descobre o que ele ou ela quer saber e concentra-te nisso na tua comunicação. Faça perguntas para obter feedback e novos impulsos.
Treine diariamente a sua aptidão digital
Praticar a aptidão digital regularmente. Manter-se actualizado com os últimos desenvolvimentos no mundo digital e testar novas ferramentas e aplicações. Isto irá mantê-lo apto a enfrentar os desafios da comunicação digital.
Crescimento pessoal: Mantenha-se aberto ao mundo
Fique aberto a críticas e sugestões. Leve-as a sério e repense a sua própria posição. Esteja preparado para mudar, se isso fizer sentido.
Por Claudio Goldberg