Três dicas para comprar alimentos de maneira inteligente

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Especialistas apresentam três alternativas para driblar as variações de preços nos supermercados

A pesquisa +Valor mostrou que os gastos médios mensais com alimentação no Brasil chegaram a R$ 618 no último ano, o que representa 50,9% do valor do salário-mínimo atual. No entanto, quem deseja comprar produtos alimentícios de alta qualidade com preço justo, deve apostar em atitudes inteligentes para não sofrer com variações ao longo do tempo.

Embora o cenário seja promissor, os brasileiros compraram menos itens nos supermercados nos primeiros três meses do ano, conforme uma pesquisa da Neogrid, em parceria com a Stilingue. O estudo mostrou uma redução média de 6,5 unidades, impactando 13,8% do ticket médio. A razão disso é o aumento nos preços, resultado da oscilação do dólar e sazonalidade de ingredientes. Considerando as oscilações, é fundamental pensar em diferentes estratégias para garantir o consumo.

Aposte em produtos de marca própria

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O Consumer Insights 2023, da Kantar, evidenciou uma preferência dos consumidores: as marcas econômicas, que sofreram apenas 9,4% de variação, enquanto os produtos mainstream, 16,5%.

E quem busca alternativas de qualidade com um preço justo, pode e deve apostar nas marcas próprias. “Em média 20% mais baratos do que os líderes de mercado, os itens de portfólio próprio apostam no controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos. A alternativa se tornou popular nos últimos anos e hoje, as marcas próprias já estão presentes em 34% dos lares, segundo dados da NielsenIQ”, explica Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, empresa de desenvolvimento e gestão de marcas próprias.

E-commerce é uma alternativa

As compras online explodiram durante a pandemia e mostraram que vieram para ficar. Uma dessas empresas que atendem ao consumidor final é a Facily, plataforma de compras coletivas, alternativa para quem busca turbinar a mesa com alimentos sem gastar muito. Sucesso entre os mais de 16 milhões de clientes que já baixaram o app, a empresa vende mais barato e com um prazo adequado de entrega, a serem recebidas pelos Pontos de Retirada parceiros.

“Todo mundo fala de e-commerce, mas poucas pessoas falam de ter preços acessíveis para quem está na base da pirâmide e é isso que precisa ser visto cada vez mais pelas empresas. É necessário mais atrativos que atinjam esse público, como frete grátis, comodidade, capacidade de inovação e disrupção necessárias para tal, e é assim que atuamos. Criamos um modelo inovador que está funcionando e é capaz de mudar a vida de milhões de brasileiros, especialmente em momentos sensíveis”, afirma Diego Dzodan, CEO da empresa.

Encontre soluções sustentáveis

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Outra solução viável é planejar as próximas refeições e buscar oportunidades promocionais com produtos próximos à data de validade. Aplicativos, como o da b4waste, conectam empresas com o potencial de perda de alimentos e outros produtos por validade a consumidores em busca de preços acessíveis. A plataforma oferece itens com descontos a partir dos 50%, com qualidade assegurada, provenientes de estabelecimentos parceiros, como supermercados, padarias e restaurantes. Além da oportunidade de economia, o consumidor colabora com o não desperdício proveniente do descarte de alimentos.

“Temos registrado adesão significativa de vendedores e consumidores. Os clientes, além da economia, passaram a entender que os alimentos próximos ao vencimento ainda estão próprios para o consumo e a aquisição contribui também para uma melhor condição socioambiental”, explica Luciano Kleiman, CEO da b4waste.

Por Noelle Nevez