Mais de 90% dos consumidores ignoram as taxas de juros em suas compras, aponta Emanuel Gonçalves da Silva
Uma das maiores vilãs que acaba passando despercebida pela maioria dos brasileiros na hora de pegar um empréstimo é a taxa de juros. Esse fenômeno acontece, principalmente, quando os bancos fazem propagandas enganosas para simulações de empréstimos, oferecendo determinadas taxas de juros que, se não forem checadas pelos cidadãos, induzem ao erro. Para o especialista financeiro e fundador do S.O.S Dívidas, Emanuel Gonçalves da Silva, a situação se torna ainda mais preocupante quando mais de 90% dos consumidores ignoram essas taxas tanto na hora de pegar empréstimos quanto no momento da compra.
Segundo Emanuel, é preciso conferir, checar, calcular e reclamar, ainda que você não tenha se tornado cliente daquele banco, uma vez que esse tipo de propaganda é ilegal, de acordo com o art. 37 da Lei nº 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O especialista afirma que é preciso que o consumidor faça sua reclamação no seguinte site ligado ao governo federal: consumidor.gov.br. Quanto ao cálculo da taxa de juros, Emanuel recomenda o aplicativo do S.O.S Dívidas, calculadora do cidadão.
Mesmo em meio às altas taxas de juros, a Creditas, fintech de soluções financeiras, divulgou os resultados de uma pesquisa feita em julho de 2022 com mais de 1.500 brasileiros. O resultado foi que praticamente a metade (47%) pretende pegar algum crédito futuramente, sendo em sua maioria (63%) em até 12 meses. Isso representa que, neste ano, os brasileiros pretendem pegar mais empréstimos.
O principal objetivo para o uso do crédito entre os investidores é a compra de uma casa. Em segundo lugar, adquirir um carro ou moto, seguido de empreender.
Para mais informações, acesse: http://www.sosdividas.com.br/juros/
Por Maria Júlia Melo