Adriane Lopes entrega veículos para otimizar o trabalho da SAS

Arquivo PMCG

Novos carros também vão atender o Conselho Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta terça-feira (08), quatro veículos modelo Spin para a Secretaria de Assistência Social (SAS), que irão atender a Superintendência de Proteção Social Básica, a Superintendência de Proteção Especial, além do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Os veículos foram entregues pela prefeita Adriane Lopes durante solenidade no Paço Municipal. Os mesmos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e parceria com a União, totalizando R$ 560 mil.

“Esses veículos vêm trazer para nossos servidores a melhor qualidade na prestação dos serviços da SAS e do Conselho Municipal. Também quero destacar a equipe técnica que trabalha com excelência e que tem feito da SAS, uma referência em vários projetos no nosso país, validando o trabalho feito pela política pública de Assistência Social e atendendo melhor quem está em vulnerabilidade e precisa de nosso serviço”, destacou a Prefeita.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, agradeceu o empenho da gestão em atender às necessidades da secretaria. “O olhar humanizado da administração municipal faz toda a diferença no nosso trabalho e esses veículos são de extrema importância porque irão fazer o transporte de nossas crianças e ainda agilizar o trabalho dos técnicos que realizam a averiguação cadastral do Cadastro Único por meio da busca ativa”, ressaltou.

Atendimento à famílias e crianças

Divulgação PMCG

De acordo com o superintendente de Proteção Social Básica, Artêmio Versoza, dois veículos serão designados para atender as demandas de técnicos do Cadastro Único que realizam visitas domiciliares à famílias em vulnerabilidade que residem distantes das unidades de Cras que atendem seus territórios.

O trabalho desses visitadores sociais é fundamental para a orientação das famílias, pois eles verificam in loco a situação em que elas vivem. Muitas famílias não sabem quais benefícios e programas, além do Bolsa Família, elas têm direito porque na maioria das vezes, não acessam o Cras devido a alguma dificuldade de locomoção.

Dessa forma, os dois veículos irão contribuir com a locomoção e agilidade do atendimento desses visitadores. Já o veículo designado à Proteção Social Especial será utilizado para atender às crianças acolhidas na Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes II (UAICA), voltado para o atendimento de crianças entre 4 e 11 anos.

A superintendente de Proteção Social Especial, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, explicou que na unidade, as crianças têm acesso à rede socioassistencial, aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais. Os profissionais que atuam no espaço promovem aos acolhidos, o acesso a programações culturais, de lazer, esporte, e ocupacionais internas e externas e é nesse sentido que o veículo irá contribuir, auxiliando na locomoção das crianças para participarem de atividades, atendimentos de saúde, escolar e projetos externos.

O Conselho Municipal de Assistência Social, (CMAS) também irá receber uma Spin, que será direcionada para a equipe de conselheiros realizar visitas de fiscalização nas OSC’s.

Segundo a presidente do CMAS, Marcia Reis, o novo carro é importante para o acompanhamento permanentemente das atividades desenvolvidas pelas entidades e organizações de assistência social.

“Nosso objetivo é assegurar a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários das ações de assistência social e também aprimorar o conhecimento in loco da rede pública e privada prestadora de serviços socioassistenciais”, frisou.

Ela ainda explicou que, para receberem a autorização de funcionamento, as entidades e organizações de assistência social devem estar inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social. A inscrição constitui requisito para ter direito ao certificado de entidade beneficente de assistência social.

Divulgação PMCG

A presidente do Conselho destacou que o carro possibilitará ao CMAS realizar visitas às entidades para fiscalização e controle da adequação e qualidade das ações e das autorizações de funcionamento de organizações e de serviços socioassistenciais.

O evento, que integra o calendário oficial festivo dos 124 anos de Campo Grande, contou com a presença da secretária-adjunta, Inês Mougenot, além de superintendente, técnicos, coordenadores de unidades, secretários da gestão, profissionais da Assistência Social e conselheiros do CMAS.

Por PMCG