Adriane Lopes assina termo aditivo que amplia atendimento à pessoa idosa

Divulgação PMCG

Atendimento acontece no Centro Especializado ao Idoso (CEI), único na Capital

A Prefeitura de Campo Grande assinou nesta quarta-feira (09), o Termo Aditivo ao Contrato para Prestação de Serviços de Institucionalização de Pessoa Idosas, no valor de R$ 476.830,80, destinados a manutenção e acolhimento institucional no Centro Especializado Para Idosos (CEI), com perspectiva de aumento de vagas.

A Prefeitura já mantém o repasse de R$ 2,1 milhões, para atendimento das pessoas idosas que se encontram em vulnerabilidade social, hipossuficiente e com agravo em saúde mental por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

“É muito importante celebrar esse aditivo, pois todas as vagas que temos estão ocupadas. Precisamos aumentar esse recurso para atender pessoas idosas que estão em extrema vulnerabilidade e precisando de apoio inclusive com a saúde”, explica Thais Helena Vieira, subsecretária da SDHU.

Alguns critérios são exigidos para que a pessoa idosa consiga o atendimento, entre eles o de não terem vínculos com familiares, estarem em situação de vulnerabilidade social e haver ordem judicial para a internação. O atendimento acontece no Centro Especializado ao Idoso (CEI), único na Capital a dispor de assistência gratuita a pessoas com idade avançada que estão com a saúde fragilizada e demandam cuidados intensivos nas 24 horas do dia.

A medida é encaminhada pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da SDHU. A CEI faz parte de uma rede de atendimento ao idoso, também formado por lares e instituições como o Asilo São João Bosco e Vovó Ziza, por exemplo.

O coordenador da CDPI, Cid Pinto, explica que a maioria dos pedidos que chegam à SDHU são de caráter de urgência, acompanhada de ordem judicial. “São pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade, sem contato com nenhum membro da família, muitas em estados graves de saúde, principalmente mental. Essas pessoas são acolhidas pelo CEI e ganham uma nova rotina, com qualidade de vida, interação social e com todos os cuidados necessários que garantem dignidade”, explica.

Divulgação PMCG

A Coordenadoria presta apoio, atendimento, auxílio e orientação para o bom desempenho das ações e atividades desenvolvidas com a população idosa que vive em situação de vulnerabilidade, bem como os que participam de CRAS e Casa Lar, além da parceria em rede com o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Fóruns e Comissões de Direitos.

A prefeita Adriane Lopes destacou o trabalho do Executivo Municipal voltado a diversos setores como infraestrutura, educação e saúde, mas principalmente na gestão voltada aos cuidados com as pessoas. “Nós estamos em busca de fazer uma gestão humanizada pois entendemos que muito mais importante que obras e prédios, são as pessoas. São elas que conduzem a nossa cidade. Por isso colocamos em prática as políticas públicas em todas as suas áreas de atendimento em Campo Grande. Quero aqui agradecer as instituições que são parceiras do poder público com apoio ao atendimento a nossa população idosa”.

Por PMCG