Campo Grande recebe amanhã (15) seminário sobre mercados muçulmanos

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Seminário gratuito vai mostrar a fabricantes de alimentos e bebidas como exportar para países muçulmanos

Organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela agência Apex-Brasil, de promoção de exportações e investimentos, o evento será no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul, a partir das 8:30 horas, no dia 15 de agosto.

O seminário integra as ações do Halal do Brasil, projeto realizado pela entidade em parceria com a agência de fomento para ampliar as exportações de alimentos e bebidas de valor agregado a países muçulmanos.

“O Brasil já é um importante fornecedor de alimentos para esses países”, explica Silvana Gomes, diretora de marketing da Câmara Árabe. “Somos os maiores exportadores do mundo de proteína animal halal [padronização islâmica]. Mas nossas vendas ainda são restritas a alimentos básicos, como, carne, açúcar e grãos”.

De acordo com a executiva, uma das razões para a baixa prevalência de valor agregado nas exportações de alimentos e bebidas para países muçulmanos ainda é a oferta limitada de produtos com certificação halal, que atesta produção em conformidade com tradições culturais e religiosas do islamismo.

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Além de garantir ao consumidor clareza sobre o produto que consome, o selo também funciona como um passaporte de acesso a mercados muçulmanos por ser obrigatório para a maioria das categorias de alimentos e bebidas importados por essas nações.

O evento vai destacar o papel da certificação no acesso a mercados islâmicos, que só nas categorias de alimentos e bebidas movimenta algo em torno de US$ 1,267 trilhão por ano no mundo todo, segundo o relatório State of the Global Islamic Economy 2022.

Também vai detalhar as ações do Halal do Brasil, que deve investir R$ 15 milhões em iniciativas de promoção comercial em feiras no exterior, além de subsídios a empresas interessadas em obter a primeira certificação halal. 

Desde novembro passado, o Halal do Brasil já realizou duas missões empresariais a feiras de alimentos e bebidas na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes. Uma terceira missão será realizada no meio do ano para a África do Sul.

Há também previsão de missões para Malásia, Indonésia, além de cursos de capacitação para ajudar empresas dar os primeiros passos no processo de certificação de produtos finais e da cadeia de insumos.

A população muçulmana do planeta é estimada atualmente em 1,9 bilhão de pessoas, tem uma das maiores taxas de natalidade do mundo e deve atingir 2,7 bilhão de indivíduos em 2050, segundo estimativas do Pew Research.

“Um em cada três consumidores do mundo será, portanto, muçulmano, e nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar de fora desse mercado”, defende Gomes.

Serviço

Seminário “Como o halal impulsionará a internacionalização da sua marca”

Campo Grande

Dia 15 de agosto, das 8:30 às 12h

Auditório da FIEMS

Avenida Afonso Pena 1206, Amambaí, Campo Grande/MS

Inscrições https://ccab.powerappsportals.com/event/registration?id=Road_Show_Halal_do_Brasil_MS_15081227657309

Por Daniel Medeiros