Diversidade musical marca abertura do 16º Encontro com a Música Clássica

Divulgação PMCG

Evento faz parte do calendário de comemorações dos 124 anos de Campo Grande

A abertura do 16º Encontro com a Música Clássica foi marcada pelo encontro da música erudita, armorial e regional e de público. Mais de 700 pessoas assistiram a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra de Violoncelos de Campo Grande, o violoncelista Kayami Satomi e o acordeonista Renato Borghetti.

“A 16ª edição do Festival de Música Clássica, vem para celebrar o aniversário da Capital com muita música, além de ter um papel significativo ao preservar e celebrar a riqueza do patrimônio musical clássico. Este é um evento grandioso, um espaço para que músicos talentosos exibam suas habilidades e interpretações únicas de composições atemporais. É também a oportunidade do público se conectar com a beleza da música erudita” afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Além da música clássica, o encontro traz luzes a outras vertentes musicais. Nesta edição, o concerto homenageia a música armorial, movimento musical característico do Nordeste e também traz em seu repertório compositores tradicionais como Beethoven, Ernest Mahle, Villani-Cortês, árias de óperas famosas como O Barbeiro de Sevilha, Carmem e A Flauta Mágica, além de obras da música tradicional japonesa, de diversas regiões brasileiras e trilhas sonoras de jogos de videogames.

Evento contou a presença de um grande público. Divulgação PMCG

“É um evento que se consolida no calendário de eventos da nossa cidade e que nasceu com a iniciativa da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. A expectativa é de um festival colorido musicalmente, pois apesar de carregar a música clássica no nome, abrange diversos ritmos”, pontuou o diretor executivo do Encontro, Jardel Tartari.

O público que lotou o teatro, aprovou a iniciativa e emocionou-se com as apresentações. “O concerto foi excelente, os organizadores merecem parabéns. As apresentações do Kayami Satomi e do Borghetti foram lindíssimas. Uma noite realmente memorável para os amantes de música clássica”, afirmou a espectadora Denise Luna.

Com a participação de aproximadamente 200 artistas entre orquestras, coros, solistas e variadas formações camerísticas, o evento conta com a participação de diversos artistas regionais e nacionais.

Confira a programação

Divulgação PMCG

15 de agosto

Quarteto Toccata, Duo Rogério Duarte e Marcos Leite e Duo Abadalla

16 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Convidados: Eduardo Machado, Bianca Danzi, Luciana Fisher, Denis Lopes, Viviane Priscella, Santiago Villalba, Antônio Coura, Elouise Miranda e Coro Cant’art.

Participação Especial: Orquestra Filarmônica Jovem de MS

Obras apresentadas: Cortina Lírica (árias de óperas)

17 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Convidado: Antonio Vaz Lemes (piano)

Participação Especial: Orquestra Sesc Lageado

Obras apresentadas: Concerto para piano nº 3 de Beethoven e trilhas musicais de jogos de videogames.

18 de agosto

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

Participação especial: Coro Arte Viva e Coral do Sindifiscal

Concerto em homenagem à Guerra Peixe

Serviço

Evento: 16º Encontro com a Música Clássica

Data: 14 a 18 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro Glauce Rocha – UFMS

Por PMCG