Desafios e aprendizado permanente: o avanço das mulheres no mercado de TI

Ana Paula Breda, gerente de projetos no setor financeiro. Arquivo Pessoal

Uma das maiores empresas de alocação de profissionais de TI do País, dá dicas para aumentar oportunidades de trabalho no setor

As mulheres avançam no mercado de TI. A participação feminina no setor cresceu 60% nos últimos cinco anos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, e há oportunidades para acrescer ainda mais.

“Sim, os homens ainda são maioria, mas isso está mudando”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da DISYS Brasil, uma das maiores empresas de alocação de profissionais de TI e serviços gerenciados do país. “Vemos profissionais de TI preparadas, qualificadas e prontas para as demandas e desafios apresentados pelas empresas”, diz Mirema.

É o caso da analista Camila Augusto, 32 anos, há cinco anos trabalhando na área de TI. “Comecei minha vida profissional como projetista industrial, mas me apaixonei pelos desafios da programação, pela gestão de dados”, diz ela. “É preciso buscar conhecimento sempre, pesquisar muito, aprender novas ferramentas. É um desafio que me leva adiante”.

Desafios também movem Ana Paula Breda, 37 anos, gerente de projetos no setor financeiro. “Quando comecei, o setor era mais masculino. Hoje vejo muito mais colegas mulheres e as empresas só têm a ganhar com isso”, diz Ana Paula. “A inteligência feminina é multitarefas, curiosa, uma competência cada vez mais valorizada em qualquer área”.

Abaixo, veja dicas da DISYS para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho de TI.

Mirema Rangel. Arquivo Pessoal

Desenvolva suas habilidades

Invista no desenvolvimento de habilidades técnicas relevantes para as áreas de TI em que estão interessadas, como programação, análise de dados, segurança cibernética e design de UX/UI. Não descuide das competências comportamentais, as habilidades interpessoais e de relacionamento, tão importantes quanto a as competências técnicas.

Estude sempre

Participe de cursos, workshops e programas de treinamento específicos para adquirir conhecimentos atualizados e relevantes para a indústria de TI.

Construa um portfólio

Crie projetos pessoais ou participe de projetos de código aberto que possam ser incluídos em um portfólio, demonstrando suas habilidades e experiências.

Faça networking

Participe de eventos, conferências e encontros da indústria de TI para construir uma rede de contatos. Isso pode abrir portas para oportunidades de emprego através de conexões profissionais.

Use o Linkedin

Crie um perfil forte no LinkedIn, destacando suas habilidades, experiências e conquistas. Isso pode atrair a atenção de recrutadores e empresas em busca de talentos.

Participe de comunidades online

Junte-se a fóruns, grupos e comunidades online relacionadas a TI para aprender com outros profissionais, trocar ideias e ficar por dentro das tendências do setor.

Pesquisa empregadores

Pesquise empresas que valorizam a diversidade e a inclusão. Essas organizações tendem a oferecer um ambiente mais acolhedor para mulheres na área de TI.

Mantenha-se atualizada

Para Camila Augusto é preciso buscar conhecimento sempre. Foto Arquivo pessoal

Manter-se atualizada sobre as últimas tendências e avanços na indústria de TI pode destacá-la como uma candidata informada e apaixonada.

Aprenda inglês

As oportunidades de trabalho na área de TI para profissionais que falam inglês são cada vez maiores, com salários em dólares e carreira internacional. Invista em um bom curso de inglês para se comunicar de forma fluente.

Acredite em você

Acreditar em suas habilidades e capacidades é fundamental. Promover suas realizações e habilidades de forma positiva durante entrevistas e interações profissionais pode causar uma boa impressão.

Por Flávio Costa