Você já parou para pensar quanto da sua confiança e segurança financeira está nas mãos dos bancos?
Para a maioria de nós, bancos são pilares essenciais para a gestão de nossas vidas financeiras. No entanto, o que acontece quando essa confiança é traída? A propaganda enganosa, infelizmente, é uma realidade em muitas instituições financeiras, e suas consequências podem ser devastadoras.
Eu realmente cansei disso e hoje irei lhe mostrar um caso real e como proceder diante desse escárnio que além de ser imoral bem como ilegal pode levar você a uma espiral danosa em seu orçamento. Venha comigo agora saber como não cair mais nas laias dos bancos!
Como eles estão praticando a propaganda enganosa?
Alguns bancos, de má fé, mostram taxas de empréstimos que não condizem com a realidade no momento em que as pessoas fazem o cálculo real, utilizando-se da falta de atenção e informação. Muitas vezes se aproveitando do desespero ou empolgação uma vez que a pessoa que busca um empréstimo está precisando de dinheiro de imediato.
Isso é caracterizado como propaganda enganosa e fere diretamente o código de defesa do consumidor Art 37 da lei 8078 de Setembro de 1990.
veja em seguida uma parte importante do código de defesa do consumidor para consulta:
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1ºÉ enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
Veja abaixo um caso real de uma mulher que acabou tendo que solicitar um empréstimo, mas ela rapidamente tomou atitude para saber se a taxa era condizente com a propaganda.
Como você pode notar o marido dela realizou uma simulação de um empréstimo contudo os valores reais que iria pagar fora contra a proposta que a propaganda dizia.
Para saber o valor real de qualquer empréstimo você pode consultar a calculadora do cidadão do Banco Central. nessa calculadora você pode realizar o cálculo verdadeiro para saber se condiz com o que o banco diz.
Você pode acessá-lo também por meio do aplicativo em seu celular.
Posso denunciar uma propaganda enganosa?
Claro! Na verdade é até mesmo um dever porque quanto mais pessoas fizerem as instituições financeiras de má fé irão parar de tentar lesar o consumidor!
Para fazer isso você pode realizar a denúncia ao consumidor.gov que é monitorado pelo SENACON (Secretaria Nacional do Consumido).
Nesse site você poderá realizar a denúncia da propaganda enganosa. Irei lhe mostrar o passo a passo de como proceder:
Em seguida na parte inferior esquerda em “serviços”, clique em SUPORTE.
Uma página de formulário irá aparecer. Marque a opção “Dúvidas sobre dados abertos”. Preencha os dados pessoais conforme solicitado como por exemplo: Nome, e-mail, contato e endereço (UF e cidade).
Agora você irá fazer em seguida uma descrição sobre a propaganda enganosa detalhando o máximo de detalhes possíveis.
Lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras então tire prints da propaganda junto com o cálculo feito na calculadora do cidadão destacando a divergência de valores.
Por fim destaque também o código de defesa do consumidor Art 37 da lei 8078 de 1990.
Agora basta anexar os anexos (prints) e enviar. Logo terá uma resposta referente ao assunto.
Passos para evitar cair nas armadilhas dos bancos
Agora que você sabe como realizar a denúncia e se proteger dessa atitude de má fé por parte de alguns bancos veja alguns tópicos importantes a serem tomados como medida preventiva.
Preciso mesmo desse empréstimo?
Avalie sempre e pondere se você realmente precisa desse empréstimo. Muitas pessoas tomam empréstimos ou realizam financiamentos sem ao menos precisar e acabam se enrolando em dívidas que nem sequer precisavam estar.
Consulte e procure. Barganhe!
Procure sempre a melhor opção realizando uma pesquisa minuciosa para conseguir o melhor negócio. E antes de fechar um negócio negocie antes! Lembre-se do ditado popular: “Quem não chora não mama”.
Se você já por ventura pegou um empréstimo ou então um financiamento então barganhe os juros com a sua instituição financeira! Veja aqui um treinamento de como negociar juros agora.
Tenha ajuda de um especialista para organizar suas finanças
Contar com a ajuda de um profissional especialista é um grande segredo para não somente lhe guiar sobre suas finanças mas para também conscientizar e evitar que você entre em problemas financeiros.
Emanuel Silva é consultor financeiro a mais de 25 anos e vem ajudando inúmeros brasileiros a saírem do vermelho e voltarem a ter crédito de verdade.
Tenha sua mentoria especializa aqui.
Por Emanuel Gonçalves