Eles podem estar precisando de manutenção. Entenda como funciona
A manutenção de painéis solares é essencial para garantir o desempenho e a longevidade dos equipamentos. Sua importância abrange diversas áreas, por exemplo, a eficiência energética.
“A poeira e sujeira que se acumulam na superfície dos painéis podem bloquear a luz solar, reduzindo a produção de energia”, explica Luca Mouco, CEO da Ecos Energia Solar Fotovoltaica, franquia com mais de 160 unidades em todo Brasil.
Além disso, a manutenção de painéis solares prolonga a vida útil dos sistemas. De acordo com o CEO da Ecos Energia Solar Fotovoltaica, ela deve ser feita de seis em seis meses e envolve a verificação das conexões elétricas, cabos e inversores também. “Isso previne problemas elétricos, garantindo a segurança do local instalado”, diz.
Outra questão sobre fazer a manutenção dos painéis é a economia a longo prazo. Resolver problemas menores durante a manutenção é mais econômico do que lidar com danos significativos ou substituição de componentes no futuro. Mas como funciona essa manutenção? Confira a seguir:
Monitoramento remoto
Nem todas as empresas do ramo oferecem esse serviço. A Ecos Energia Solar Fotovoltaica oferece. O monitoramento reúne dados em tempo real sobre o desempenho do sistema. Sensores instalados nos painéis, inversores e medidores de consumo coletam informações cruciais, que são transmitidas para um sistema central.
Os proprietários podem acessar esses dados remotamente por meio de um aplicativo. Isso possibilita o acompanhamento contínuo do sistema, identificação de problemas, análise de tendências e tomada de decisões informadas para otimizar o desempenho. “Além disso, o monitoramento permite alertas automáticos e facilita a manutenção preventiva, economizando tempo e dinheiro”, Mouco.
Inspeção visual
O técnico analisa se os painéis possuem sujeira, detritos, rachaduras, danos físicos ou sinais de corrosão. Qualquer problema identificado deve ser tratado imediatamente.
No caso de sujeira, pode ser por causa de poeira, folhas e até excrementos de pássaros. Para removê-los, o profissional utiliza produtos específicos para não danificar as placas, com a ajuda de uma vassoura automática.
“Com rachaduras, danos físicos ou sinais de corrosão, o técnico checa se isso está causando alguma perda de desempenho na geração de energia. Caso sim, é recomendada a troca do painel”, explica o CEO da Ecos Energia Solar Fotovoltaica.
Checagem de componentes
O profissional verifica diferentes componentes dos painéis solares, entre eles, a tensão de saída, para garantir que esteja gerando eletricidade na capacidade esperada. Uma queda na tensão pode indicar problemas, como sombreamento parcial ou falhas em um painel específico.
Além disso, o técnico checa se todas as conexões elétricas estão seguras e sem oxidação e, principalmente, analisa o inversor, um componente crítico do sistema solar que converte a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis em corrente alternada (CA) utilizável em casa.
Por Simone Tavares