Confira motivos e dicas práticas para substituir o açúcar refinado por mel no dia a dia

Veja como trocar a sacarose comum por um ingrediente mais saudável e rico em nutrientes

Mais do que sabor doce, o mel é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Não é difícil, portanto, pensar no produto como um substituto natural para o açúcar refinado, ou açúcar branco, em uma dieta mais restritiva em calorias. Mas embora seja possível trocar o açúcar e os adoçantes sintéticos industrializados por mel, são necessários alguns cuidados para realizar essa mudança.

O mel é mais saudável e nutritivo que o açúcar refinado. Isso ocorre porque o alimento produzido pelas abelhas contém vitaminas, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O açúcar refinado, por sua vez, é rico em calorias vazias, que não oferecem nutrientes ao corpo.

“Nosso corpo precisa de açúcar para ter energia e funcionar de forma adequada, mas o que nós precisamos nos atentar é quais são as fontes desse açúcar que colocamos em nosso organismo. Enquanto o mel, mesmo com sabor doce, tem toda uma cadeia enzimática quebrada pelo nosso organismo até chegar às células, o açúcar refinado elimina todo esse processo, o que faz com que a sensação de saciedade seja menor e o consumo seja maior, o que é prejudicial à nossa saúde”, explica Daniel Cavalcante, especialista em alimentos e CEO da Baldoni, líder no gerenciamento de categorias de mel no Brasil.

A substituição do açúcar pelo mel, no entanto, não precisa se restringir ao uso deste alimento como adoçante para bebidas quentes, podendo também ser feito em receitas mais elaboradas, como bolos e pães doces.

Açúcar x mel nas receitas

Divulgação

O primeiro está no sabor do mel, que chega a ser mais doce que o do açúcar refinado. Por conta disso, a recomendação é que sejam usados entre 20 e 25% menos mel do que a quantidade de açúcar solicitada em uma receita. Por exemplo, se a receita pede uma xícara de chá de açúcar, o recomendado é usar ¾ de xícara de mel.

Por ser mais ácido, o mel também precisa de uma quantidade maior de fermento ou bicarbonato de sódio quando usado em cookies, pães ou bolos. A proporção é mais ½ colher de chá de fermento ou bicarbonato para cada uma xícara de mel da receita. Essa adição permitirá que o prato cresça de maneira adequada.

Vale dizer que o mel também queima um pouco mais rápido. Por isso, para evitar que a receita desande, é recomendado reduzir a temperatura do forno no momento de assar o prato. O ideal é diminuir em cerca de 15°C para evitar que o produto queime.

“Com essas pequenas alterações em relação à proporção de ingredientes e temperatura do forno, nós conseguimos substituir um ingrediente cheio de calorias vazias, por um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Porém, é importante ressaltar que essa mudança não é algo para todos, não sendo recomendada para diabéticos ou crianças menores de um ano, por exemplo”, conclui Daniel.

Mas como melhor que dizer é mostrar, comece a preparar alguns pratos que levam o mel como substituto do açúcar refinado, seja como adoçante, seja como caramelo.

Por Kaique Lima