Da moda à sustentabilidade: como vestir o planeta em constante transformação?

Moda sustentável tem muito para evoluir, buscando equilibrar a estética com a responsabilidade ambiental e social

Armário cápsula, moda circular, moda sustentável, slow fashion, minimalismo, upcycling, reciclagem, patchwork, second-hand, cruelty-free… As muitas nomenclaturas que retratam a transformação na indústria da moda comprovam a conscientização dos consumidores e das empresas sobre o impacto ambiental e social da produção em massa. Nesse cenário, é fato que a moda sustentável tem muito para evoluir em um mercado promissor, buscando equilibrar a estética com a responsabilidade ambiental e social. Dados demostram como essa prática alcançou patamares comerciais sem precedentes nos últimos anos.

Segundo relatório da empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do setor passou de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares em 2023;

A empresa também prevê que esse número pode chegar a 15,2 bilhões de dólares até 2030;

Isso mostra que investir em sustentabilidade é bom para o meio ambiente e fundamental para o futuro da indústria da moda. Ou seja, essas novas práticas estão se destacando diante dos avanços e desafios enfrentados por esta indústria em constante evolução. Além disso, a nova geração de consumidores, mais conscientes e exigentes com seus hábitos, está por trás da motivação que levou a uma corrida de varejistas por práticas mais sustentáveis em seus negócios.

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A Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos.

Considerando mais de 54 países, o estudo também aponta que, no Brasil, os posts nas redes sociais relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Em meio a esta realidade, em um país que ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores têxteis do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, companhias brasileiras do varejo de moda estão intensificando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Segundo Valesca Sperb Lubnon, professora do curso de moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), a moda tem se tornado mais sobre expressão pessoal e menos sobre seguir tendências passageiras, diante disso, o minimalismo surge como um caminho mais efetivo. “A chave para um armário cápsula bem-sucedido é a versatilidade e a qualidade das peças escolhidas. Ao adotar um guarda-roupa minimalista, as pessoas não apenas economizam tempo na hora de escolher o que vestir, mas também contribuem para um consumo mais consciente e sustentável, valorizando qualidade sobre quantidade”.

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E neste contexto se destaca SENSIL®, marca de poliamida 6.6 premium sustentável da NILIT® para vestuário e acessórios, utilizada pelas principais marcas de moda do mundo comprometidas com performance, qualidade e que optam por adotar fios mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis em sua linha de produção.

A NILIT® tem observado uma crescente demanda do mercado, e dos consumidores, por produtos de valor agregado e alta durabilidade, que já representa 20% de suas vendas na América Latina, em contrapartida aos 6% de três anos atrás.

SENSIL® atende às necessidades mais atuais da indústria têxtil e colabora para um mercado mais limpo por prolongar a vida útil das roupas, diminuindo a necessidade de adquirir novas o tempo todo. São peças que entregam maior durabilidade, não desbotam, evitam a formação das famosas ‘bolinhas’; são mais frescas; não apresentam encolhimento, consumindo menos fios; trazem tecidos com mais elasticidade e durabilidade; e oferecem menos desgaste, uma vez que são 15% mais resistente que outras disponíveis no mercado.

Além disso, a confecção de roupas que levam em consideração os critérios ESG (ambiental, social e de governança corporativa, em português) está pautando as decisões de compra de consumidores preocupados com os impactos para o meio ambiente. A poliamida premium sustentável SENSIL® é produzida com tecnologias e abordagens com base em três parâmetros ambientais: preservação da água, reciclagem e redução de resíduos e longevidade dos produtos.

Confira abaixo parâmetros apontados na edição de 2021 do Índice de Transparência da Moda Brasil, que fez uma análise de 50 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro, se nenhuma ação adicional for tomada na próxima década.

As emissões de gases do efeito estufa do setor, provavelmente, aumentarão para cerca de 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

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O Índice revela ainda que os avanços na transparência de questões relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, estão aquém do necessário.

Considerando 50 companhias avaliadas, a pontuação média geral atingiu 18%, o que representa um recuo de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento feito em 2020.

Paulo De Biagi, Diretor-Presidente e VP da NILIT para a América Latina, explica que o movimento dessas empresas está relacionado ao efeito geracional. Segundo De Biagi, a nova geração de consumidores pensa muito diferente nas escolhas de consumo e enxerga esta agenda como algo fundamental que vai se fortalecer, ainda mais, nos próximos anos. “Moda é extremamente pessoal, ligada a valores, convicções e visões de mundo que as pessoas têm. A nova geração é importante, pois vai determinar como a indústria se comportará no futuro”, afirma o executivo.

Por Deise Ramos