Limpeza de estofados em veículos: além de estética é uma questão de saúde

A higienização dos estofados dos automóveis garante durabilidade e proteção contra fungos e bactérias

Quando falamos na limpeza de automóveis, logo se pensa na lavagem exterior do veículo, mas existe um cuidado que é fundamental, a higienização dos estofados. A sujeira e as bactérias acumuladas nos tecidos podem desencadear alergias, infecções e problemas respiratórios. Além disso, desgastam o material e deixam mau odor. Para Rodrigo ressurreição, CEO e fundador da Total Clean, rede de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados, o ideal é que se faça uma limpeza completa a cada seis meses. “A limpeza e higienização além da parte estética, ela combate o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias, que são os principais agentes das doenças respiratórias. É preciso compreender que a higienização é uma maneira preventiva de garantir um ambiente saudável para os ocupantes do veículo”, explica.

O profissional esclarece, que uma limpeza profissional é feita através da aspiração do estofado e aplicação de shampoo que atua na remoção da sujidade aparente, em seguida, um produto a base de peróxido de hidrogênio se responsabiliza pela higienização do estofado e para finalizar é feito a sucção. “Essa limpeza é ideal para eliminar a sujeira e deixar o veículo livre de ácaros, pode ser feita duas vezes ao ano, mas cabe ao proprietário manter o estofado conservador”, comenta.

Divulgação Total Clean

O fundador da Total Clean, conta que é possível preservar o estofado com passos simples, como:

  • Limpeza regular: estabeleça uma rotina semanal de aspiração e limpeza com pano levemente umedecido para retirar o acúmulo de poeira
  • Fuja do sol: pode ocasionar o desbotamento do tecido
  • Utilize capas de proteção: principalmente ao transportar animais que podem rasgar o tecido
  • Ventilação: permita a ventilação no interior do veículo, isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade e odores.

O profissional ressalta, que a limpeza e higienização devem fazer parte da rotina. “Preservar os estofados é valorizar o automóvel e o bem-estar”, finaliza.

Por Daiana Napoleão