Como a IA vem transformando positivamente a experiência do cliente
O mundo dos negócios está mudando rapidamente e a tecnologia representa uma das principais causas dessa transformação. Entre as inovações mais impactantes, a IA (Inteligência Artificial) tem sido uma das mais discutidas e utilizadas em diversas áreas, incluindo o marketing B2B (entre empresas).
Para se ter uma ideia, mais de US$ 2,4 bilhões (R$ 11,99 bilhões) foram investidos em tecnologia no país em 2020, segundo pesquisa desenvolvida pela Google for Startups, em parceria com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) e a Box 1824. De acordo com o estudo “O impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, mais de US$ 13 trilhões (R$ 65,16 trilhões) devem ser gerados pela IA em todo o mundo nos próximos sete anos, até 2030.
Nesse cenário, o papel da IA no marketing B2B se tornou um meio fundamental para o sucesso, oferecendo benefícios como análise de dados aprimorada, experiências personalizadas do cliente e maior eficiência. Em razão disso, as empresas que não estão aproveitando a IA em suas estratégias de marketing correm o risco de ficar para trás perante a concorrência.
É preciso, porém, estar atento as questões relacionadas à privacidade, dependência excessiva e viés em sistemas de IA, com resultados imprecisos baseados em suposições incorretas. Para superar essas possíveis adversidades, as organizações devem atuar com transparência e colocar a inovação a serviço do potencial humano. Assim, nas mãos de profissionais especializados, é possível garantir que as ferramentas tecnológicas recebam o treinamento adequado, em conjuntos de dados diversificados e representativos.
O que muita gente desconhece é que vender não deve ser sinônimo de “forçar a barra” para que o cliente adquira um produto ou serviço. Vender deve ser uma dança em que o próprio consumidor conduz e o vendedor acompanha. À empresa, cabe ter o “jogo de cintura” necessário para levar esta dança a outro patamar, no qual os negócios acontecem de forma fluida, em uma verdadeira parceria.
E é aqui que entra a IA. Isso porque, quando bem utilizada na estratégia, a inovação pode ajudar o negócio a se antecipar à necessidade e desejo dos potenciais consumidores. Além do mais, empregar as soluções certas agrega valor a produtos e serviços – o que, por sua vez, pode trazer resultados surpreendentes.
Por Jaqueline Câmara
Gerente comercial da Packseven. Formada em Gestão de Recursos Humanos, possui especialização em liderança, carreira e coaching. Com foco no mercado B2B e na experiência do cliente, conta com ampla vivência em negócios e atuação na gerência comercial em grandes empresas do mercado financeiro e automotivo, como Itaú Unibanco, Sicoob e Localiza.