Qualificar profissionais é desafio para empresas brasileiras

Déficit de técnicos e tecnólogos no mercado deixa cerca de 300 mil vagas abertas ou ocupadas por profissionais sem a devida capacitação

O Brasil tem cerca de 300 mil postos de trabalhos vagos ou ocupados por profissionais sem a qualificação necessária para a função. O levantamento do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) aponta que o mercado de trabalho do país sente falta de técnicos e tecnólogos. Só no agronegócio o déficit é de mais de 170 mil profissionais. Essa falha na formação educacional atinge todas as áreas, desde a tecnologia da informação até a operação e manutenção de máquinas pesadas. Segundo a consultoria de recrutamento e seleção Manpower Group, 82% das empresas se queixam da falta de qualificação profissional na área de bens de consumo e serviço, e 81% na área de logística e transporte.

Para resolver estes problemas, as próprias empresas estão organizando e promovendo cursos de capacitação e qualificação. A Armac, referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas pesadas e equipamentos, é reconhecida pela excelência em manutenção e recondicionamento de peças e componentes. No entanto, encontrar profissionais com a devida qualificação é um desafio. Por isso, a companhia, que tem mais de 1.200 mecânicos em seu quadro de colaboradores, identificou a necessidade de investir na formação e qualificação de profissionais.

“A educação é um pilar estratégico para a Armac. É a transformação social aliada ao desenvolvimento do negócio e a busca constante para atendermos os clientes cada vez melhor. Foi pensando nisso que criamos, em 2020, a Academia Bravos, uma plataforma de geração e difusão de conhecimento, que desenvolve projetos de especialização de mão de obra”, conta Fernando Aragão, CEO da empresa.

Toda a base curricular foi desenvolvida internamente, pela equipe de Treinamentos da Armac. “Foi realizado um mapeamento detalhado para entender os aspectos mais importantes a serem abordados e então criamos a grade dos nossos cursos, cujo foco é ensinar e desenvolver tanto a parte técnica, que inclui questões operacionais e relacionadas a saúde e segurança, quanto comportamental dos participantes”, afirma Renato Barros, Vice-Presidente de Operações da companhia.

Divulgação ARMAC

São disponibilizados cursos em formato híbrido e presencial, realizados com base em apostilas, videoaulas e uma estrutura que atrela plano de carreira e capacitação. A Armac se diferencia no mercado por primeiro contratar, depois capacitar e, ao final dos treinamentos, alocar os alunos em vagas que estejam disponíveis. Entre capacitações, treinamentos e reciclagens, são realizadas mais de 90 mil horas de qualificação anualmente, com cursos voltados a mecânicos, encarregados e supervisores. Desde 2020, mais de 300 mecânicos foram formados pela empresa.

Tanto no Graxinhas, programa de jovens aprendizes que tem como principal objetivo oferecer novas oportunidades de formação profissional para moradores de regiões próximas à oficina da empresa, localizada em Vargem Grande Paulista (SP), quanto na Tropa Mamute, uma formação intensiva para pessoas que queiram atuar como mecânicos mesmo sem ter experiência prévia, os alunos não pagam nada e são remunerados enquanto fazem os cursos, que têm duração de 11 e 3 meses e meio, respectivamente.

Conforme explica Barros, um dos diferenciais dos programas de educação da Armac é a possibilidade de oferecer um plano de carreira real aos participantes. “Temos casos de jovens que entraram na empresa pelo Graxinhas, foram efetivados e continuam com um desempenho excelente e de participantes da Tropa Mamute que seguiram se desenvolvendo conosco e hoje já ocupam posições de liderança.”

A Academia Bravos também contempla cursos de qualificação, realizados pelos mecânicos após o horário de expediente. Os colaboradores têm a oportunidade de alcançarem novos níveis de especialização na profissão após aulas teóricas e práticas e uma prova presencial na própria oficina da Armac.

A companhia promove ainda programas de formação de liderança operacional para encarregados e supervisores da empresa, e oferece cursos esporádicos, que têm duração média de três dias e abordam temas como Ar-Condicionado, Material Rodante e Plataforma Elevatória, buscando atender demandas específicas de clientes. Para acompanhar as vagas e cursos de capacitação oferecidos pela Armac, acesse o link: https://jobs.jobconvo.com/pt-br/careers/vagasarmac/6c25c133-4770-4fb6-9796-3d168f8745bc/

Por Eduardo Domingos