Mercado de trabalho: investir no colaborador tem impacto significativo no sucesso da empresa

Tecnologia tem sido propulsor nesta transformação cultural dentro das companhias

O desenvolvimento de talentos é cada vez mais necessário para o sucesso e a sustentabilidade das empresas nos dias de hoje. Investir no aprimoramento de colaboradores não apenas melhora o desempenho individual, mas também geram retornos significativos para os negócios. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela consultoria Robert Half, 89% das organizações reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos funcionários.

Mas este é um processo que vai além de simplesmente treinar profissionais. Envolve identificar habilidades e potenciais, oferecer oportunidades de crescimento, aprimorar competências e promover uma cultura de feedback e aprendizado contínuo.

Flávio Legieri, CEO da Intelligenza IT, destaca a importância de uma abordagem estruturada e personalizada para garantir que o desenvolvimento de talentos seja realmente lucrativo para a empresa. Isso significa levar em consideração as necessidades e objetivos individuais dos colaboradores, reconhecendo que cada um deles é único e traz contribuições valiosas para a organização. 

Arquivo Pessoal

“Reter talentos não é mais um ‘luxo’, mas sim uma estratégia essencial para o crescimento das empresas modernas. Organizações que incentivam a busca constante por conhecimento e aprimoramento criam equipes mais engajadas e capacitadas, capazes de enfrentar desafios de forma proativa”, defende Legieri.

Além disso, as soluções digitais estão sendo chaves estratégicas para proporcionar uma melhor experiência para o funcionário, auxiliando os recursos humanos nas tomadas de decisões. “Plataformas de aprendizado on-line, sistemas de avaliação de desempenho, e análise de dados são recursos valiosos para identificar lacunas de habilidades, rastrear o progresso e adaptar os programas de desenvolvimento à medida que as necessidades internas evoluem”.

“No mercado há softwares como o SAP SuccessFactors, que atua como um propulsor poderoso na retenção de talentos, tornando os ambientes de trabalho mais atraentes e flexíveis, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, melhorando a gestão de desempenho e promovendo a comunicação e o engajamento dos funcionários. Vale lembrar que as companhias que utilizam tecnologia no setor de RH de maneira eficaz possuem uma vantagem competitiva na atração e retenção dos melhores talentos”.

Por Barbara Monteiro