Solidão nas festas de fim de ano: como lidar com a tristeza dos idosos

É essencial reconhecer e abordar a tristeza que eles podem sentir ao não participar ativamente das celebrações

O final de ano se aproxima e com ele uma época de muitas festas e confraternizações. Aguardado por muitos, esse é um momento de celebração e alegria, porém, para famílias com idosos em casa, pode não ser tão simples. Às vezes, a ausência de participação nas festividades pode intensificar sentimentos de isolamento entre os idosos e é importante que a sociedade adote uma abordagem mais inclusiva, considerando alternativas para envolver aqueles que podem se sentir negligenciados.

A coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, Janaína Rosa, listou algumas estratégias que podem ser aplicadas para uma melhor convivência e participação nas atividades.

Compreensão e diálogo

Conversas sinceras e empáticas, que ouçam os sentimentos do idoso em relação às festividades podem ser um bom começo. “A empatia é o primeiro passo para encontrar soluções adequadas. As conversas sobre as datas e as atividades que serão feitas ao longo desse período são muito importantes. Os idosos, que não sejam acometidos por demência ou alguma doença que lhe cause perda de memória, são totalmente capazes de discernir o que acontecerá e participar ativamente de cada comemoração”, afirma Janaína. 

Visitas e Companhia

Para quem não mora junto com os familiares idosos, é importante priorizar visitas regulares durante a temporada festiva. “A presença da família e dos amigos proporciona momentos de alegria e companhia para aqueles que podem se sentir mais isolados. Por isso, aproveitar esses momentos para fazer uma visita faz com que os idosos se sintam amados e acolhidos”, completa.

Foto Freepik

Escolha ambientes confortáveis

Crie ambientes festivos em lares de idosos ou em suas residências, adaptando as celebrações para atender às suas necessidades e preferências. “Músicas com som ambiente agradável, comidas para todos os gostos e um ambiente adaptado às necessidades de cada um dos convidados tornam esse momento de alegria prazeroso para todos”, ressalta. 

Conexão Virtual

Utilize a tecnologia para conectar os idosos com amigos e familiares, permitindo que participem virtualmente nas celebrações. “Compartilhar as alegrias, mesmo que à distância, faz toda diferença. A tecnologia permite essa proximidade mesmo que a distância física seja grande. Por isso, chamadas de vídeo ou ligações podem ser uma opção de tornar-se presente quando a distância não permite”, completa a coordenadora técnica. 

Por Julia Nascimento