IA no Google Ads: como essa ferramenta pode revolucionar os anúncios das empresas?

Online Shopping
Foto PhotoMIX Company

Com algoritmos inteligentes, empresas podem aumentar conversões pagando menos pelo clique

Toda empresa quer aparecer nos primeiros lugares de pesquisa online, e uma das melhores formas de atingir este feito é através da promoção de seus produtos ou serviços no Google Ads. Independentemente de seu porte, essa é uma ferramenta extremamente poderosa para o destaque da marca em seu segmento – a qual pode gerar resultados ainda maiores neste objetivo caso as marcas saibam utilizá-la estrategicamente e, ainda, com o apoio da inteligência artificial na elaboração das campanhas desejadas.

Não é de hoje que a IA se tornou uma enorme aliada do buscador. Afinal, o próprio formato de entradas nos leilões de classificação de um resultado de busca via anúncio utiliza mecanismos como o machine learning e outras ferramentas similares visando melhorar as ações de forma autônoma por meio da coleta e análise de dados na plataforma.

Com estes algoritmos inteligentes, as empresas podem aumentar as conversões pagando muito menos pelo clique no anúncio, uma vez que conseguirão compreender com maior assertividade o comportamento e as preferências dos usuários, para que possam adaptar estratégias e, com isso, obter um maior retorno sobre o investimento feito, melhor classificação nos anúncios e uma maior otimização dos reforços nessa tarefa.

Em 2022, como exemplo, dados divulgados pela própria gigante de tecnologia mostraram que os serviços de suas plataformas de busca, publicidade, vídeos e similares, movimentaram cerca de R$ 153 bilhões na economia brasileira – considerando, dentre tantos fatores, o retorno que as empresas obtiveram para seus negócios através dos investimentos destinados a essas ferramentas.

person in white long sleeve shirt using imac
Foto Cottonbro Studio

Por mais que toda nova feature feita no Google Ads acabe sendo implementada em outros países, como os Estados Unidos, para que apenas depois chegue aqui, a maior parte das features relacionadas à inteligência artificial no Google Ads já estão em pleno funcionamento, o que facilita que as empresas, seja qual for seu tamanho ou segmento, possam iniciar essa estratégia e colher excelentes resultados com essa ferramenta.

No entanto, é necessário destacar certos pontos de atenção importantes que devem ser levados em consideração nessa jornada – especialmente, a necessidade de validar a aplicação desta ação de acordo com o orçamento corporativo, assim como a mensuração dos resultados obtidos através das ações de IAs. Afinal, toda estratégia colocada em prática deve ser acompanhada em tempo real, mensurando o que for conquistado com as funcionalidades dispostas por essa tecnologia. Assim, se algo precisar ser reajustado, as companhias poderão tomar essa decisão com maior velocidade e segurança.

São diversas as possibilidades de aplicação da IA no Google Ads, assim como os benefícios a serem adquiridos pelos empreendimentos em prol de uma análise mais robusta do comportamento dos usuários com a marca, ajuste em tempo real dos anúncios com base nestas informações obtidas e criação de métodos mais dinâmicos visando a otimização e maximização de tudo que for feito no buscador.

Aquelas que investirem nessa estratégia, certamente, poderão conquistar feitos excelentes para uma maior eficiência, escalabilidade e confiabilidade. Mas, esse é um caminho que deve ser trilhado sempre com o pé no chão – até porque, nem todo recurso poderá ser vantajoso para os seus objetivos. Cada empresa possui suas próprias necessidades, as quais devem ser analisadas juntamente à sua realidade para que consigam fazer o melhor uso possível da IA no Google Ads e, com isso, alavancar sua posição na plataforma perante seu crescimento e destaque competitivo.

Por Renan Cardarello

CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital e tecnologia.