Prefeitura de Campo Grande reinventa o Acolhimento Social

Divulgação PMCG

Uma cidade que constrói pontes de esperança em 2024

Grandes Mudanças à Vista: A Prefeitura de Campo Grande anuncia inovações na Rede de Assistência Social para 2024! Entre os destaques, a entrega da reforma do novo prédio do Cras Guanandi, que, com uma média de 30 mil atendimentos anuais, verá sua capacidade aumentar em impressionantes 50%. Além disso, a revitalização do Cras Vila Gaúcha e a relocação das Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes III e IV (Uaicas) prometem não apenas modernizar, mas também expandir e aprimorar os serviços oferecidos, visando maior acessibilidade e melhor adaptação dos espaços para os usuários.

Por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), a Prefeitura está comprometida não apenas com infraestrutura, mas também com a continuidade de eventos e projetos que reconhecem o trabalho essencial dos profissionais da Rede de Assistência Social. Em 2024, a cidade testemunhará uma abordagem inovadora para fortalecer o suporte vital dessa rede tão fundamental para a comunidade.

O que vem por aí

O novo prédio cedido pela Prefeitura para a Cras Guanandi abrigava uma Organização da Sociedade Civil (Osc) e com a mudança de endereço, a unidade vai ganhar mais quatro salas para atendimento individualizado, atividades coletivas para famílias e para grupos de crianças e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de banheiros adaptados, salas para administração, refeitório, cozinha e quadra esportiva. A obra também inclui reparos nas redes hidráulica, elétrica e pintura.

Já no Cras Vila Gaúcha, uma nova pintura, banheiros adaptados, reparos nas redes de hidráulica e elétrica e espaços com maior acessibilidade integram a revitalização da unidade, que irá retomar o SCFV para idosos e crianças após a conclusão dos trabalhos. Assim como ocorreu em 2023, no próximo ano, a SAS dará continuidade ao trabalho de revitalização e reformas das demais unidades da Proteção Social Básica, que inclui os Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso. Os ambientes melhor planejados facilitam a integração e troca de experiências. As unidades receberão pintura nova, melhorias no telhado e nas redes hidráulica e elétrica.

A mudança de endereço também vai ampliar o espaço da Uaica III (feminina), que atende adolescentes entre 12 e 17 anos e 11 meses, e da Uaica IV (masculina) que acolhe adolescentes da mesma faixa etária. Os novos prédios oferecem uma estrutura física com maior acessibilidade e espaço para realizar as atividades físicas, proporcionando mais bem-estar aos acolhidos.

Continuidade

Ações tradicionais como a Caminhada da Paz, Festival do Idoso no Suas – FestSuas, Semana do Bebê e ações comunitárias e campanhas do Bolsa Família terão novas edições em 2024, além dos cursos de geração de renda, que em 2023 certificaram mais de 2,3 mil alunos por meio de 78 oficinas, com o objetivo de oportunizar às pessoas a desenvolverem habilidades profissionais melhorando a realidade financeira familiar.

Novas edições do prêmio “Mérito Eneida Cristina” e do “Seminário de Boas Práticas na Assistência Social” também estão programadas, assim como os projetos e o trabalho desenvolvido pelas unidades de acolhimento que visam a socialização e reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.

Pioneirismo e ações

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A inauguração de um novo prédio para a Escola do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), uma das primeiras unidades municipais do país, e a revitalização de três Cras reforçaram, em 2023, a preocupação da gestão municipal em investir na capacitação e no bem-estar do servidor e dos usuários que utilizam os serviços da Rede de Assistência Social do município.

A escola foi projetada para aprimorar o conhecimento dos 1.350 servidores da SAS, além das 99 Organizações da Sociedade Civil (OSCs).  Em 2023 já foram oferecidas mais de 250 capacitações e treinamentos, com um total de pelo menos 2,7 mil servidores capacitados por meio de mais de 60 cursos.

Espaços renovados, ampliados, além de reparos nas redes de elétrica, hidráulica, manutenção em quadras e pinturas novas tornaram os Cras Moema, Jardim Aeroporto e Nossa Senhora Aparecida mais acolhedores atraindo, inclusive, mais usuários às unidades. No Cras Moema, por exemplo, o ginásio poliesportivo foi totalmente reformado, garantindo aos 80 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade, mais um espaço para a prática de atividades esportivas e recreação.

Também no Cras Aeroporto o ginásio foi totalmente revitalizado e recebeu um projeto inédito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que montou no espaço uma academia de musculação completa, com 12 aparelhos de ginástica.

No total, as revitalizações contemplaram mais de 300 usuários das unidades.

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Além dos Cras, a Central de Processamento de Alimentos (CPA) também passou por uma repaginação e ganhou nova nomenclatura. Rebatizada de Central de Segurança Alimentar e Nutricional, a unidade, que oferta serviços de inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, está ampliando, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), a oferta de produtos para a população em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela rede socioassistencial (Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Organizações da Sociedade Civil – OSCs), por meio de maior quantidade de arrecadação e distribuição de alimentos.

Para garantir a agilidade dos serviços, em 2023 a gestão municipal entregou oito veículos para reforçar a frota da Rede de Assistência Social. Logo no início do ano, o 4º Conselho Tutelar da região Bandeira recebeu um Fiat Cronos, além de um kit contendo uma TV 50 polegadas e cinco computadores completos. Também foi entregue um Chevrolet Spin Premier para o Centro de Referência para Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Centro Dia PCD), otimizando o transporte dos 95 usuários atendidos no local.

Outros quatro veículos modelo Spin foram entregues para atender a Superintendência de Proteção Social Básica, a Superintendência de Proteção Especial, além do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Já em outubro, mais dois veículos, sendo um caminhão da marca Agrale, modelo A8700 I, contemplou a Superintendência de Gestão Administrativa e uma Chevrolet Spin foi designada para o transporte de crianças da Unidade de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes, (UAICA I), que atende crianças com idade de 0 a 3 anos e 11 meses.

Valorização de servidores e usuários

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Para fortalecer o protagonismo dos servidores e usuários da Rede de Assistência Social do município, a Prefeitura, por meio da SAS, organizou eventos como a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Já o projeto “A Palavra é SUAS” ganhou edições virtuais mensais e teve o objetivo de fomentar ações integrativas entre as superintendências, gerências e proteções socioassistenciais e qualificar os trabalhadores para o aprimoramento de suas atividades.

Também com foco na qualificação do servidor, aconteceu o curso de Supervisão Técnica na SAS, que capacitou 17 psicólogos e assistentes sociais para atuarem na construção de novas alternativas de intervenção aos trabalhadores do SUAS, elevando a qualidade da oferta dos serviços, assegurando a proteção social e a garantia de direitos dos usuários.

Para destacar as iniciativas de sucesso desenvolvidas durante o ano de 2023, neste mês de dezembro aconteceu o Seminário de Boas Práticas na Assistência Social, que reconheceu os trabalhos exitosos na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios das unidades descentralizadas e setores da SAS. O evento também foi a oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais.

O bem-estar dos servidores no ambiente teve destaque com o lançamento do Programa “Cuidando de Quem Cuida”, que visa a qualidade de vida do trabalhador, prevenindo doenças de fundo emocional que possam estar relacionadas às atividades laborais.

Desde a sua criação em 2017, o projeto que se transformou em programa em 2023, realizou mais de 3,5 mil atendimentos. As parcerias com entidades, universidades e instituições governamentais foram determinantes para auxiliar dezenas de pessoas em situação de rua a buscar novas oportunidades. Um dos exemplos foi a primeira edição do Mutirão Especial para a População em Situação de Rua – POP Rua Jud Pantanal, evento que aconteceu durante três dias na UAIFA I, em parceria com o Judiciário e levou mais de 20 serviços, como regularização de documentos, inscrições em programas habitacionais, vagas de emprego e atendimento judiciário, que contemplaram mais de 700 pessoas.

Outra ação semelhante aconteceu em novembro no Centro POP, por meio de parceria com a Defensoria Pública do Estado, que levou os mesmos serviços por meio do projeto Van dos Direitos, para o público em situação de rua atendido pela unidade.

Garantir direitos também é o trabalho da equipe que atua no Cadastro Único, que em 2023 realizou diversas ações e campanhas em assentamentos e comunidades distantes para assegurar que as pessoas inscritas no CadÚnico não perdessem seus direitos e benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Entre essas ações está o trabalho de busca ativa realizado pelas assistentes sociais, que saem das unidades para ir até às comunidades vulneráveis, garantindo cidadania às famílias que têm dificuldade em acessar o Cras de sua região. O trabalho foi referência nacional e ganhou destaque no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e fez parte de uma série de cinco vídeos e uma matéria que mostra como ocorre essa ação em diversas regiões do país.

Outro projeto que mobilizou a Rede de Assistência Social em 2023 foi o Fest Suas – Festival do Idoso no Suas, que aconteceu no Parque Ayrton Senna – Bairro Aero Rancho e destacou o trabalho desenvolvido nos 29 Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso e, pela primeira vez, também contou com a participação de OSC’s que atendem o público da terceira idade, cofinanciadas pela Prefeitura.

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O evento promoveu a integração e troca de experiências entre os participantes e reuniu 1,2 mil idosos. A rede que integra os Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso realiza anualmente, cerca de 16,7 mil atendimentos às pessoas idosas, por meio das unidades distribuídas nas sete regiões de Campo Grande.

Concluindo, as transformações anunciadas pela Prefeitura de Campo Grande para 2024 prometem não apenas modernizar, mas também ampliar e aprimorar a Rede de Assistência Social. A entrega do novo prédio do Cras Guanandi, a revitalização de outras unidades, a relocação das Unidades de Acolhimento Institucional, e a continuidade de eventos e projetos destacam o comprometimento em fortalecer essa rede crucial para a comunidade. A valorização dos servidores, investimentos em capacitação, parcerias e ações pioneiras evidenciam o empenho da gestão municipal em oferecer suporte vital e inovador à população em situação de vulnerabilidade e risco social.

“A transformação social é um compromisso inegociável. Em 2024, não estamos apenas construindo prédios, estamos alçando pilares de esperança e dignidade. A Rede de Assistência Social não é apenas uma estrutura, é o tecido que une nossa comunidade. Cada ação, cada evento, cada investimento é um passo firme em direção a uma cidade mais justa e acolhedora para todos. Estamos moldando o futuro, não apenas com concreto, mas com compaixão e cuidado”, destaca a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes.

Por PMCG