Ex-presidente Lula faz duras críticas ao atual governo

Ex-presidente fez pronunciamento transmitido pela Internet nesta 2ª feira. Foto Adriano Machado/Reuters

Lula se diz ‘à disposição’ para ‘pôr fim a desgoverno’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou “à disposição do povo brasileiro” para realizar o que ele considera como o mais essencial: vencer a pandemia e “pôr fim a esse desgoverno e acabar com o teto de gastos que deixa o Estado brasileiro de joelhos”.

O petista fez pronunciamento transmitido nesta 2ª feira (7.set.2020), por ocasião do Dia da Independência. Ele acusou o governo Bolsonaro de “abrir mão da soberania nacional” e de “tratar com desdém” as vítimas de covid-19 no país. Também afirmou que o governo “converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa” e que “teria sido possível, sim, evitar tantas mortes”.

Lula citou o acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara, no Maranhão, e a compra da parte de aviação aérea da Boeing (que foi suspensa). O discurso inclui ainda críticas à agenda de privatizações, à escalada de militares da gestão da saúde e referências à crise da Amazônia e à morte de George Floyd.

Veja a íntegra do discurso do ex-presidente https://www.msn.com/pt-br/video/watch/7-de-setembro–Lula-fala-ao-Brasil/vi-BB18Ntwg?videoformat=flash

Por Valquiria Homero – Poder360