CODECON aprova 5 projetos e projeção é gerar novas vagas em Campo Grande

Foto Canva Studio

Encontro foi marcado por importantes decisões que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social da Capital

A última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon) realizada nesta semana no Auditório do Sebrae foi um sucesso.

Os conselheiros deliberaram oito processos, sendo que cinco projetos novos foram aprovados. A expectativa é que 82 novas vagas de empregos sejam geradas, além da manutenção de outras 35, totalizando 117 vagas.

O investimento total aprovado durante a reunião atingiu a marca de R$ 22.775.000, representando um significativo aporte de recursos na economia. Esses investimentos serão destinados a diferentes setores, como construção civil, mobiliário, fertilizantes e adubos, entre outros, contribuindo para a diversificação da matriz econômica do município e gerando impactos positivos em diversas áreas.

Importante dizer que a construção civil foi responsável no último Caged pelo maior número de contratações. Foram 559 novas vagas no setor de Construção, seguidos por 425 do setor de Serviços. Indústria, com 126 e Agropecuária com 83 vem na sequência.

“Uma das principais conquistas dessa reunião foi a perspectiva da geração de 82 novos postos de trabalho, que se somando ao já existentes são 117 vagas totais que serão mantidas ou ampliadas com os investimentos do PRODES. Esses números demonstram o potencial dos projetos aprovados em promover a inserção e a qualificação profissional dos campo-grandenses e de quem escolher viver aqui no mercado de trabalho”, reflete o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Divulgação PMCG

Além dos aspectos econômicos, os projetos aprovados também foram avaliados quanto ao seu impacto ambiental e social, garantindo que as iniciativas estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Entre os setores contemplados pelos projetos aprovados estão a indústria, o comércio e a prestação de serviços, evidenciando a diversidade da economia e a capacidade de atrair investimentos em diferentes segmentos.

“O desafio como gestão municipal é apoiar os empresários tanto no sentido de investir em Campo Grande, como na contínua qualificação da mão de obra local. Mensalmente, tanto a Sidagro como a Sejuv oferecem uma série de cursos de capacitação e foi aprovada no fim de dezembro de 2023 uma lei que reduz o ISS de 5% para 2% para franqueadores com sede em Campo Grande. Ontem reunimos diversos empresários do segmento mostrando nossas potencialidades para investir neste segmento que movimenta bilhões de reais pelo País”, conclui a prefeita Adriane Lopes.

Desta forma, a reunião do Codecon reafirma o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda em Campo Grande. Por meio de parcerias público-privadas e do incentivo a novos empreendimentos, a cidade fortalece sua posição como polo econômico regional e amplia as oportunidades de crescimento para seus cidadãos.

Por PMCG