Prefeitura amplia funcionalidades do APP Conecta Campo Grande com botão exclusivo para turistas

Ferramenta integra diversos serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande

Desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), o aplicativo Conecta Campo Grande está prestes a completar quatro anos de funcionamento. A ferramenta integra diversos serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, visando proporcionar praticidade, conforto e acesso facilitado aos cidadãos. Agora, os turistas que visitarem a Capital terão o botão exclusivo “Sou Turista”, que apresenta pontos da Cidade Morena e sugestões diversas aos visitantes.

Uma nova funcionalidade foi adicionada ao aplicativo, e pretende atender também às necessidades dos visitantes e turistas que frequentam a cidade. Desde 2022, Campo Grande faz parte do Projeto Cidades Turísticas Inteligentes, cujo objetivo é alcançar desenvolvimento tecnológico e apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os moradores como para os visitantes.

“O Conecta Campo Grande foi criado para unificar os serviços da PREFCG. Nesta nova versão, focamos nos turistas que visitam nossa cidade e precisam de informações, ou até mesmo, sugestões dos principais atrativos da Capital. Isso mostra como a tecnologia pode simplificar processos e transformar realidades, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, explicou a diretora de desenvolvimento e gestão de sistemas da Agetec, Patricia Gomez.

Para melhor atender os turistas que visitam Campo Grande, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), sugeriu algumas alterações para a versão original do aplicativo, sendo disponibilizado o botão “Sou Turista”, que além das informações do transporte coletivo em tempo real, unidades de saúde e outros que o morador já tem acesso, agora oferece informações turísticas sobre roteiros turísticos, curiosidades, meios de hospedagem e gastronomia.

Reprodução PMCG

“A inserção do botão “Sou Turista”, é um recurso que auxiliará, de forma gratuita, fácil e prática. Assim, o turista vai viver uma melhor experiência ao visitar a capital sul-mato-grossense. Ferramentas tecnológicas como esta, estão cada vez mais presentes na vida dos visitantes que buscam por praticidade durante suas viagens”, explicou o superintendente de Turismo da Sectur, Wantuyr Tartari.

Inovador em termos de governança e acessibilidade ao oferecer informações sobre mais de quarenta e cinco pontos turísticos de Campo Grande por meio de audiodescrição para usuários com baixa ou nenhuma visão, o aplicativo ainda passou por aprimoramentos significativos. Tornando ainda mais abrangente, refletindo um compromisso mais profundo com a transformação digital sustentável.

Esse compromisso se manifesta em aspectos econômicos, ambientais e socioculturais, integrados de maneira planejada e inclusiva. O aplicativo promove uma gestão colaborativa que utiliza tecnologias para resolver problemas, criar oportunidades e oferecer serviços com eficiência.

Além disso, busca reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, enquanto aprimora a experiência do turista no destino.

O aplicativo Conecta Campo Grande é gratuito e pode ser baixado em todas as plataformas digitais. Para o download, basta clicar nos links abaixo:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ms.campogrande.conectacg

Apple iOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-campo-grande/id1536159906

Por PMCG