Na palestra desta sexta, estande da PrefCG traz discussão sobre ciência e tecnologia: chaves para produção mais sustentável

Divulgação PMCG

A agricultura e a alimentação estão no centro dessa agenda mundial

Até 2030, a expectativa é que haja um aumento de 50% do consumo de água, além de energia (+40%) e alimentos (+35%) em todo o mundo. As projeções são da Organização das Nações Unidas que tem definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas até o período. A agricultura e a alimentação estão no centro dessa agenda mundial, e o Brasil desempenha papel de destaque no alcance das metas estabelecidas.

Através de pesquisas agrícolas, desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, melhoramento genético de plantas e animais, e implementação de práticas sustentáveis, a ciência e a tecnologia podem aumentar a produtividade e a eficiência no setor agrícola, contribuindo para a segurança alimentar do país. Além disso, a inovação tecnológica pode facilitar o acesso às informações e recursos, promovendo a capacitação dos agricultores e melhorando a gestão dos recursos naturais.

Para falar sobre isso, o pesquisador e supervisor de desenvolvimento de ativos digitais na Embrapa, Camilo Carromeu, traz para o estande da PrefCG esta sexta-feira (12), a palestra “Embrapa: o papel da ciência e tecnologia na autossuficiência alimentar brasileira”. Uma abordagem completa com compreensão desses processos para o planejamento e a tomada de decisão, tanto na esfera pública quanto na privada.

A noite desta sexta-feira ainda terá a participação da empresa Choripán Pantaneiro, com os sócios Marcelo Giuliani e Pedro Menoncin. Eles vão trazer a história da empresa que trabalha com o típico sanduíche da Argentina e do Uruguai, que leva no nome a junção de chorizo (linguiça) e pan (pão), ou seja, choripán.

Na sequência, Marcela Oliveira Rosa e Fábio Gomes, proprietários da Fertquímica, vão discorrer sobre a aplicabilidade dos drones em várias áreas, proporcionando benefícios na sua atuação que vão desde a agricultura a saúde.

silhouette of camera drone flew in mid air
Foto Jeshoot.com

“Utilizamos os drones há mais de 5 anos com excelentes resultados. Aplicamos o drone na agricultura para monitorar lavouras, identificar pragas e doenças, e até mesmo para fazer a pulverização de defensivos agrícolas e fertilizantes, de forma mais precisa e assertiva. No Agro também são muito úteis para o mapeamento de áreas e monitoramento de gado”, explica.

Com o avanço da tecnologia, os drones chegaram na saúde pública e podem ser utilizados para o transporte de medicamentos e suprimentos médicos em áreas de difícil acesso, além de auxiliar em ações de vigilância epidemiológica.

Venha participar das palestras desta sexta-feira (12), a partir das 19 horas, no estande da PrefCG na Expogrande 2024. A feira realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) está em sua 84ª edição e é referência no agronegócio e entretenimento reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

Serviço

19h – Embrapa: o papel da ciência e tecnologia na autossuficiência alimentar brasileira, com o pesquisador e supervisor de desenvolvimento de ativos digitai na Embrapa Camilo Carromeu

19h30 – História da Choripán Pantaneiro, com o chef Pedro Menoncin e Marcelo Giuliani

19h45 – Drone: aplicabilidade no agro e na saúde pública, com Marcela Oliveira Rosa e Fábio Gomes, proprietários da Fertquímica

Por PMCG