Campo Grande inicia processo para obter certificação para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

Divulgação PMCG

“É um passo muito importante no desenvolvimento da cidade”, disse a prefeita Adriane Lopes

Um grupo de avaliadores, responsável por processos de certificação de municípios no Brasil, está em Campo Grande para dar início ao processo que pode conceder à Capital, a certificação “Cidades Inteligente, Resilientes e Sustentáveis” (CIRS). A equipe do PIT, Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), está na fase de coleta de dados e pretende concluir a primeira parte dos estudos em aproximadamente 4 meses.

A metodologia aplicada avalia a conformidade dos municípios com os indicadores de uma smart city (cidade inteligente), além da geração de um diagnóstico e de um registro de evidências para o processo de Certificação de cidades. Serão analisados 276 quesitos que percorrem as normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que tratam de questões ligadas à qualidade de vida e de serviços de inteligência com foco na modernização, implantações tecnológicas e técnicas modernas, bem como a capacidade de superar grandes desafios frente a desastres naturais, de Saúde ou econômicos.

O coordenador do grupo, Carlos Venícius Frees, explica que, através da certificação, os municípios alcançam diversos benefícios, dentre eles, a redução do risco financeiro e, consequentemente, atrai mais investimentos.

Divulgação PMCG

“Uma vez que você tem um certificado identificado, auditado com evidências, os financiadores começam a enxergar aquele município como um município de baixo risco e isso começa a atrair o interesse dos terceiros que investem no município. Novos negócios nacionais e internacionais também são atratividades e o mais importante de tudo isso é o próprio crescimento da gestão municipal sobre as ações e os resultados conseguem comparar e entender o porquê as coisas acontecem e onde ele tem que melhorar”.

Serão feitos diagnósticos em 19 frentes essenciais como Economia, Educação, Energia, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Finanças, Saúde, Habitação, População e Condições Sociais, Recreação, Segurança, Esporte e Cultura, Telecomunicações, Transportes, Agricultura e Segurança Alimentar, Planejamento Urbano, Governança, Lixo Sólido, Saneamento e Água.

A prefeita Adriane Lopes destacou o papel da certificação no fortalecimento de um trabalho que já vem sendo realizado, além de proporcionar um aprimoramento constante das ações e serviços prestados à população.

“É um passo muito importante no desenvolvimento da cidade. O mundo segue seu desenvolvimento e, diariamente, surgem novas tecnologias que impactam diretamente o mundo e as relações. Experimentamos diversos avanços nos últimos anos, enquanto sociedade e o Poder Público tem que acompanhar esse processo de avanço e crescimento, deixando um legado nessa área também, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, salientou.

Sustentabilidade e Tecnologia

Foto Roberto Ajala

Segundo definições de órgãos especializados, uma cidade inteligente é aquela que, por meio de inovações tecnológicas, visa proporcionar um ambiente urbano favorável ao desenvolvimento humano e aumento da qualidade de vida, bem como faz uso sustentável dos recursos naturais e, com isso, impulsiona a economia local. Neste sentido, Campo Grande possui diversas ações e iniciativas colocadas em prática nas 7 regiões urbanas da cidade, proporcionando qualidade de vida à população.

Com olhos na preservação e sustentabilidade, a Capital realiza o Drive Thru da Reciclagem. Desde a primeira edição, realizada em outubro de 2020, já foram coletadas 45 toneladas de materiais recicláveis e mais de 1,6 bilhões de litros de água preservados.

Na Saúde, desde dezembro de 2021, o município de Campo Grande usa a tecnologia como aliada no atendimento na área da Saúde. A Capital foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a implantar o serviço de Teleinterconsulta em unidades da Atenção Primária. Essa modalidade permite a interação direta entre paciente, médico assistente e especialista, com atendimento por web conferência.

Por PMCG