Estudo parte de uma metodologia que analisa aspectos como qualidade de vida, serviços e sustentabilidade, entre outros
O Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec CG), em conjunto com o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) São José dos Campos, deu início a um estudo para o processo de certificação de Campo Grande como uma cidade inteligente. Entre os dias 9 e 11 de abril, as equipes realizaram visitas técnicas aos órgãos públicos, instituições e principais ruas do município para identificar ações, programas e iniciativas vigentes relacionadas às normas internacionais que tratam da certificação da ABNT ISO para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis.
O estudo parte de uma metodologia que analisa 276 normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que correspondem a aspectos como qualidade de vida, serviços e sustentabilidade; inteligência, modernização, novas técnicas e tecnologias; e capacidade de superar desafios econômicos e de saúde.
Carlos Frees, coordenador do estudo e consultor do PIT, explica que, por meio desta análise, também será possível identificar quais áreas demandam soluções que podem ser promovidas por um parque tecnológico. “Tudo o que estamos fazendo envolve desenvolvimento de emprego, trabalho, aplicação tecnológica, sistemas novos e inovação. Então, quando começamos esta análise, fica muito claro o que não temos de inovação tecnológica no município, possibilitando atuações do parque”, pontua.
Para Deivid Machado, coordenador do ParkTec CG, é preciso investir em ações voltadas às inovações sustentáveis para atingir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. “Portanto, o resultado dessa pesquisa será fundamental para nos orientar sobre como vamos poder atuar de forma eficiente, sempre com um olhar voltado à cooperação entre instituições, empreendedores, universidades e demais segmentos da sociedade”, conclui.
O estudo é viabilizado pela Finep, junto à Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Sidagro, e deverá ser concluído em aproximadamente 4 meses, após a avaliação de 19 eixos essenciais da cidade, tais como saúde, educação, meio ambiente, saneamento, entre outros.
A prefeita Adriane Lopes destacou o papel da certificação no fortalecimento de um trabalho que já vem sendo realizado, além de proporcionar um aprimoramento constante das ações e serviços prestados à população.
“É um passo muito importante no desenvolvimento da cidade. O mundo segue seu desenvolvimento e, diariamente, surgem novas tecnologias que impactam diretamente o mundo e as relações. Experimentamos diversos avanços nos últimos anos, enquanto sociedade e o Poder Público tem que acompanhar esse processo de avanço e crescimento, deixando um legado nessa área também, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, salientou.
Sobre o Parque Tecnológico de Campo Grande – PARKTECG
O PARKTEC CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.
Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS
Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/
Redes sociais: @parkteccg
Telefone: 67 99638 1911
E-mail: contato@parkteccg.com.br
Por PMCG