ParkTec CG e PIT realizam estudo inicial para certificação de Campo Grande como uma cidade inteligente

Prefeita Adriane Lopes esteve no PARKTEC. Divulgação PMCF

Estudo parte de uma metodologia que analisa aspectos como qualidade de vida, serviços e sustentabilidade, entre outros

O Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec CG), em conjunto com o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) São José dos Campos, deu início a um estudo para o processo de certificação de Campo Grande como uma cidade inteligente. Entre os dias 9 e 11 de abril, as equipes realizaram visitas técnicas aos órgãos públicos, instituições e principais ruas do município para identificar ações, programas e iniciativas vigentes relacionadas às normas internacionais que tratam da certificação da ABNT ISO para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis.

O estudo parte de uma metodologia que analisa 276 normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que correspondem a aspectos como qualidade de vida, serviços e sustentabilidade; inteligência, modernização, novas técnicas e tecnologias; e capacidade de superar desafios econômicos e de saúde.

Carlos Frees, coordenador do estudo e consultor do PIT, explica que, por meio desta análise, também será possível identificar quais áreas demandam soluções que podem ser promovidas por um parque tecnológico. “Tudo o que estamos fazendo envolve desenvolvimento de emprego, trabalho, aplicação tecnológica, sistemas novos e inovação. Então, quando começamos esta análise, fica muito claro o que não temos de inovação tecnológica no município, possibilitando atuações do parque”, pontua.

Divulgação PMCG

Para Deivid Machado, coordenador do ParkTec CG, é preciso investir em ações voltadas às inovações sustentáveis para atingir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. “Portanto, o resultado dessa pesquisa será fundamental para nos orientar sobre como vamos poder atuar de forma eficiente, sempre com um olhar voltado à cooperação entre instituições, empreendedores, universidades e demais segmentos da sociedade”, conclui.

O estudo é viabilizado pela Finep, junto à Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Sidagro, e deverá ser concluído em aproximadamente 4 meses, após a avaliação de 19 eixos essenciais da cidade, tais como saúde, educação, meio ambiente, saneamento, entre outros.

A prefeita Adriane Lopes destacou o papel da certificação no fortalecimento de um trabalho que já vem sendo realizado, além de proporcionar um aprimoramento constante das ações e serviços prestados à população.

“É um passo muito importante no desenvolvimento da cidade. O mundo segue seu desenvolvimento e, diariamente, surgem novas tecnologias que impactam diretamente o mundo e as relações. Experimentamos diversos avanços nos últimos anos, enquanto sociedade e o Poder Público tem que acompanhar esse processo de avanço e crescimento, deixando um legado nessa área também, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, salientou.

Sobre o Parque Tecnológico de Campo Grande – PARKTECG

O PARKTEC CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS
Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/
Redes sociais: @parkteccg
Telefone: 67 99638 1911
E-mail: contato@parkteccg.com.br

Por PMCG