Revolução coreana

Hyundai Tucson 2021. Foto Motor 1

Quarta geração do SUV terá motor 1.6 turbo de até 180 cv, além de versões híbridas convencional e plug-in

Após aparecer em algumas imagens, o novo Hyundai Tucson é revelado por completo para o mundo – e chamá-lo de revolução chega a ser pouco considerando o quanto ele mudou. Basta olhar para o estilo arrojado do SUV, com as luzes diurnas de LED integradas à grade, para perceber a mudança radical em seu design.

A marca sul-coreana quis que o Hyundai Tucson voltasse a ter aquele fator “uau” de seus modelos até alguns anos atrás, impressionando as pessoas. Desta vez, o foco foi buscar algo mais moderno. Programado para chegar às concessionárias na Europa no final do ano, o SUV terá variantes híbrida-leve e híbridas convencionais, prometendo uma plug-in para o início de 2021.

Visual impactante

Vamos começar com o que mais chama a atenção no novo Tucson. Este estilo de iluminação diurna em LED dentro da grade é chamado “Parametric Hidden Lights” e é sem dúvidas o ponto crucial da revolução estilística do crossover, que foca muito em linhas fluídas, ângulos afiados e o uso de formas geométricas semelhantes à jóias.

Quando a luz está desligada, a grade frontal parece escura e mostra sua textura brilhante. Basta ligar a ignição do carro que os LEDs diurnos acendem e criam a inconfundível assinatura com cinco elementos.

Estilo multifacetado

Estas formas angulares do novo Hyundai Tucson 2021 também são encontradas nas rodas redesenhadas e até nos arcos sobre elas, com um tratamento nas laterais que a marca chama de “complexo”, além da presença de um perfil cromado contínuo que percorre a parte de cima dos vidros desde os espelhos laterais até a coluna C.

Foto Motor 1

A traseira do novo Tucson confirma o desejo da fabricante de mudar o estilo do SUV em sua quarta geração. Basta olhar para as lanternas, com duas linhas na vertical e interligadas por uma barra horizontal que passa por toda a traseira, para perceber a mudança. Há outros detalhes interessantes, como o logo da empresa posicionado de forma a fazer uma pequena lombada no vidro traseiro e o fato de ter o limpador na parte superior do vidro, escondido sob o spoiler no teto.

Maior e mais espaçoso

Como esperado, o novo Tucson cresceu, tanto em tamanho geral quando na cabine. Agora ele ostenta 4,500 metros de comprimento, o que são 2 cm a mais, enquanto a largura aumentou 1,5 cm para 1,865 m.

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O entre-eixos também foi alongado, com 1 cm a mais para chegar aos 2,680 m. A nova plataforma contribuiu ainda para o aumento de 2,6 cm no espaço para as pernas dos passageiros traseiros, mesmo nas versões híbridas, que trazem as baterias sob os assentos traseiros. O porta-malas conta com capacidade entre 546 litros na versão diesel híbrida-leve e 620 litros na variante a gasolina sem eletrificação. Rebatendo os bancos, o espaço pode chegar a 1.799 litros.

Interior “limpo”

Do lado de dentro, temos um estilo que a Hyundai chama de “limpo e refinado”, combinando tecnologia, espaço e controles da maneira mais simples possível, para que o interior passe a sensação de ser maior do que realmente é.

Ao olhar para a cabine, você logo nota a linha horizontal que percorre toda a parte superior das portas e do console central, de forma que os painéis das portas e do porta-luvas passem a impressão de serem integrados ao painel frontal. Isso aumenta o destaque para a central multimídia central com tela de 10,25″. Pela primeira vez para o Tucson, o ar-condicionado utiliza apenas botões na tela sensível ao toque, abandonando os controles físicos.

O painel de instrumentos fica mais baixo do que o normal no console, usando uma tela de 10,25″ que mais parece um tablet que foi deixado atrás do volante. O interior é tão limpo que até perdeu a alavanca de câmbio, usando botões no seu lugar, enquanto o vão logo abaixo da multimídia traz um carregador de celular por indução, aproveitando que a multimídia tem conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A Hyundai continua a investir no sistema Bluelink para seus carros. A mais nova geração da central multimídia passa a permitir a criação de dois perfis de usuários, que são sincronizados na nuvem com o aplicativo para smartphones. O proprietário pode verificar diversas informações sobre o carro pelo celular, como nível de combustível, travar e destravar as portas e encontrá-lo em um estacionamento.

Traz também iluminação ambiente com 64 cores diferentes e 10 níveis de intensidade, enquanto o acabamento pode ser em couro ou tecido preto, couro branco e preto ou tecido em dois tons e azul Teal.

Cheio de assistentes de condução

Além da frenagem automática de emergência, item que está virando obrigatório na Europa, o novo Tucson oferece algo chamado “Junction Turning”, que é um passo adiante no sistema de frenagem automático. Ele também percebe se um carro está vindo na direção oposta ao virar para a esquerda.

Adicione isso ao assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado e controle de cruzeiro adaptativo, e o motorista do Tucson poderá andar com muita tranquilidade pelas ruas.

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Outra novidade é o Blind-spot Collision Avoidance Assist (BCA), uma evolução do monitoramento de ponto cego que, além de alertar o motorista sobre carros vindo, ainda freia a roda dianteira no lado oposto ao da mudança da faixa, para segurar o carro e evitar a colisão. O sistema ainda mostra a imagem das câmeras na central multimídia, além de usar uma câmera do tipo 360°. A versão híbrida é equipada com estacionamento remoto, que faz o carro andar para frente ou para trás em manobras automaticamente. Todas as versões ainda receberam o aviso de ocupante dos assentos traseiros.

O Hyundai Tucson 2021 começará a ser vendido no final do ano na Europa e na Coreia do Sul, deixando a variante híbrida plug-in para o início de 2021. Já aqui no Brasil, a estreia deve acontecer apenas no 2º semestre de 2021. A geração atual é montada pela Hyundai-Caoa em Anápolis e tudo irá depender se a fabricante irá manter essa estratégia ou se passará a importá-lo com valor acima do SUV de hoje – tática comum da empresa por aqui.

Por Motor1.com